
Funcionários da Maternidade Odete Valadares, em Belo Horizonte, denunciam a infestação de formigas no Centro de Tratamento Intensivo (CTI) neonatal da unidade. Vídeo gravado pelos servidores mostra uma incubada infestada por formigas.
Na gravação é possível ver os insetos passando no rosto do bebê e nos equipamentos que transferem medicação para os pacientes. A denúncia foi feita pela Associação Sindical dos Trabalhadores em Hospitais de Minas Gerais (Asthemg). A direção da maternidade reconheceu o problema e garantiu que dedetizou o prédio.
“Absurdo! Recém-nascidos são atacados por formigas na maternidade Odete Valadares. Nos berçários da maternidade, os bebês recém-nascidos que estão em incubadoras estão sendo atacados por formigas existentes no setor”, afirmou a Asthemg.
Em nota, a Rede Fhemig informou que a direção da maternidade está investigando a incidência de formigas no salão do CTI neonatal. “Em decorrência disso, todas as providências foram adotadas, inclusive realizadas dedetizações no local, como também alterada toda a rotina de limpeza da unidade (do teto ao piso)”.
Ainda de acordo com a Fhemig, em função do reaparecimento das formigas, a empresa de dedetização foi notificada e retornou a unidade para nova aplicação de um formicida mais potente. Além disso, conforme a Odete Valadares, foi realizada uma desinfecção terminal no local, remanejamento de leitos e troca das incubadoras.
“O bebê em questão está bem, mas continua sob os cuidados médicos intensivos. Em relação à possível existência de bactéria multirresistente (KPC) não houve nenhuma ocorrência confirmada. A Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) está acompanhando e monitorando os resultados”, explicou a Fhemig.