
Quem passou próximo do bairro São Gabriel neste sábado (29) pode ter se assustado com um cenário de tragédia. Múltiplas vítimas, gritaria e a carcaça de um avião tomaram conta dos arredores da rua Walter Ianni, próximo a marginal do Anel Rodoviário, na região Nordeste de Belo Horizonte. Apesar do susto, tratava-se apenas de uma simulação de um Incidente com Múltiplas Vítimas (IMV) - caracterizado como situação súbita que envolve cinco ou mais feridos em risco de morte.
A encenação, promovida pela Prefeitura de Belo Horizonte em parceria com o Corpo de Bombeiros, reuniu pelo menos 32 “vítimas” de queda de uma aeronave de pequeno porte, com falsos ferimentos graves e risco de morte. O objetivo é treinar e capacitar os órgãos de saúde e segurança para atender ocorrências complexas.
Segundo os bombeiros, os profissionais da PBH e do Samu só descobriram sobre o simulado momentos antes do início da atividade. Pelas imagens, é possível ver vítimas com falsos sangramentos, fraturas e outros ferimentos.
Além da queda da aeronave, o simulado encenou outras situações como colisão com edificações e veículos, incêndio de grandes proporções, colapso estrutural parcial, fumaça densa, risco de explosão secundária, tumulto popular e resgate de vítimas de traumas, incluindo pessoas em óbito.
Leia mais: