Sinalização turística com QR Code promete tornar visita mais interativa em Diamantina e Ouro Preto
Novos equipamentos serão instalados nos sítios históricos reconhecidos como Patrimônio Mundial pela Unesco

Diamantina e Ouro Preto receberão nesta semana novas sinalizações turísticas voltada à valorização dos sítios históricos reconhecidos como Patrimônio Mundial pela Unesco. A inauguração das estruturas será realizada nesta terça-feira (5), em Diamantina e na quarta (6), em Ouro Preto. No fim do mês será a vez da Pampulha, em Belo Horizonte, receber o projeto.
Os novos equipamentos trazem QR codes que direcionam os visitantes a conteúdos digitais sobre os atrativos locais, ampliando o acesso à informação e tornando a visita mais interativa.
Além das cidades mineiras, já foram contemplados o Parque Nacional da Serra da Capivara (PI), Salvador (BA), as Missões, em São Miguel das Missões (RS), a Praça São Francisco, em São Cristóvão (SE), a cidade de Goiás (GO) e Olinda (PE).
Ao todo o Brasil possui 15 sítios reconhecidos como Patrimônio Cultural Mundial e um sítio de caráter misto, que reúne valores culturais e naturais.
A iniciativa integra o projeto Sinalização Turística do Patrimônio Mundial no Brasil, que prevê a instalação de 749 placas e totens em pontos estratégicos.
A próxima etapa também abrange o Santuário do Senhor Bom Jesus de Matosinhos, em Congonhas (MG); o Plano Piloto de Brasília (DF); o Centro Histórico de São Luís (MA), as Paisagens Cariocas entre a Montanha e o Mar (RJ); o Sítio Roberto Burle Marx (RJ); e Paraty e Ilha Grande (RJ).
Serviço - Inaugurações da nova sinalização turística dos Sítios Patrimônio Mundial
Diamantina
Data: 05 de agosto de 2025 (terça-feira)
Horário: 15h
Local: Centro Cultural David Ribeiro - Praça Barão do Guaicuí
Ouro Preto
Data: 06 de agosto de 2025 (quarta-feira)
Horário: 15h
Local: Praça Tiradentes - Centro Histórico
Leia mais: