
A novo sistema de sonorização do Carnaval de Belo Horizonte, que está sendo testado no ensaio geral na avenida dos Andradas neste fim de semana, e será utilizado durante a folia nas avenidas Amazonas e Andradas, poderá ser levado para a avenida Afonso Pena em 2025.
Conforme explicou o secretário estadual de Cultura e Turismo Leônidas de Oliveira neste sábado (13), tudo depende da avaliação da folia na capital esse ano. “A avenida Afonso Pena é central no Carnaval, e gosto muito daquele pedaço da praça Raul Soares até a Praça 7, porque são duas tampas muito bonitas, com uma estética urbanas. Vamos avaliar com a prefeitura lugares que possam receber”, explicou.
Leônidas disse ainda que o sistema está sendo desenvolvido em Minas, para atender as características do carnaval de rua da cidade, com caixas de som e uma nova engenharia de trens elétricos. "A ideia surge de um pedido dos blocos, que não é de hoje, desde de 2015, nós tentamos fazer que os artistas sejam ouvidos em vários pontos para além do entorno dos trios elétricos. E no mês de abril começamos a planejar o que seria ensaio geral, o obviamente o que virá depois, o Carnaval, detalhou.
Na avenida amazonas, o sistema consiste em 16 estruturas de caixas de som espalhadas pela via de 30 em 30 metros, reproduzindo em tempo real o som das bandas nos trens elétricos.
"Os trios tradicionalmente todos são da Bahia. Estamos criando um sistema diferente, testando novos trens elétricos. Fazendo com que a voz dos nossos artistas sejam ouvidas", argumentou.
O secretário ainda frisou, que o sistema será utilizado nos maiores blocos da cidade, como Então, Brilha! e Volta, Belchior, que participam do ensaio geral. Já blocos de bairro, ainda não contarão com a novidade, mas terão toda a infraestrutura, como banheiros químicos, policiamento e fiscalização.