Apenas 15% das 4.790 pessoas que utilizam a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) em Belo Horizonte tomaram a vacina contra a hepatite A desde que o público foi incluso nos grupos definidos para receber o imunizante, em abril.
A informação foi divulgada nesta terça-feira (9) pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), que reforça o chamado para que este público procure as unidades de saúde de referência para receber as doses. Os endereços podem ser consultados on-line.
Conforme a PBH, a capital registrou 273 casos de hepatite A em 2025, número já 52% maior do que o registrado em todo o ano passado (179).
Segundo Paulo Roberto Corrêa, diretor de Promoção à Saúde e Vigilância Epidemiológica, a garantia do esquema vacinal completo - que pode ser composto por uma ou duas doses, conforme o histórico de vacinação de cada pessoa - é uma etapa fundamental das ações de prevenção.
‘‘A procura pela vacina contra a hepatite A entre os usuários de PrEP ainda está muito abaixo do ideal. Isso nos preocupa, especialmente diante do aumento expressivo de casos em Belo Horizonte. A melhor forma de combate é a prevenção, e a vacina é uma ferramenta segura e eficaz”, destaca Paulo.
*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca, com informações da PBH
Leia mais