Transporte Coletivo

'Só veremos a melhora total no fim do mês', diz prefeito de BH sobre mais ônibus nas ruas

Raíssa Oliveira*
raoliveira@hojeemdia.com.br
19/07/2022 às 12:07.
Atualizado em 19/07/2022 às 13:39
Descumprimento de grade horária e superlotação são as principais queixas  (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

Descumprimento de grade horária e superlotação são as principais queixas (Maurício Vieira / Hoje em Dia)

O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), disse que ainda é cedo para avaliar as melhorias no sistema de transporte público na capital mineira previstas no acordo para o repasse do subsídio de R$ 237,5 milhões às empresas de ônibus. O novo quadro de horários é alvo de críticas dos usuários que reclamam de lotação dos coletivos. 

"Até então o que foi combinado está indo muito bem. Dentro do combinado eles estão cumprindo os requisitos. Já resolveu o problema? Não, porque o combinado é 15% agora e, até o fim do mês, 30%. Tem que contratar motoristas e fazer a manutenção nos veículos. Temos que avaliar após o prazo", afirmou durante visita, nesta terça-feira (18), a uma das obras que integram o Programa de Gestão do Risco Geológico-Geotécnico, no bairro São João Batista, região de Venda Nova

Fuad considerou positiva a primeira semana após o início das mudanças previstas no acordo com as empresas de ônibus, mas admitiu que levará tempo para que as melhorias implantadas sejam sentidas pelos usuários. "Só veremos a melhora total depois de 15 dias, mas já vemos mais ônibus circulando pela cidade. As empresas estão cumprindo o quantitativo dentro do combinado", disse. 

O chefe do Executivo garantiu ainda que a Superintendência de Mobilidade de BH (Sumob) em conjunto com a BHTrans têm feito ações de fiscalização para promover melhorias no sistema de transporte coletivo.  

"A BHTrans e a Sumob estão colocando fiscais para avaliar a situação dos ônibus. Acompanhamento muito bem feito para verificar se o acordo está sendo cumprido", elogiou. 

Reclamações
Já na primeira semana de funcionamento do novo canal de atendimento da PBH, a Sumob recebeu 1.658 reclamações sobre o transporte coletivo da capital mineira

A maior parte das reclamações sobre o transporte coletivo da capital enviadas pelos usuários referem-se ao novo quadro de horários das linhas, descumprimento de escalas e superlotação dos veículos. A última quarta-feira (13) foi o dia com maior fluxo de mensagens, com 592.

Para fazer a reclamação, é preciso informar o número da linha, do veículo, dia e horário do fato, além de um breve relato. O número é o (31) 98472-5715.

Em nota, o SetraBH esclareceu que todas as reclamações estão sendo verificadas e avaliadas. "Diariamente técnicos do Transfácil e BHTrans estão avaliando conjuntamente todas as intervenções necessárias para ajustar e adequar a demanda de passageiros em algumas linhas e trechos", diz.

O sindicato disse ainda que "as impedâncias no trânsito", como horários de pico e acidentes em vias de grande fluxo de veículos, "comprometem a operação e geram reclamações do sistema que não é prioritário nas vias da capital mineira".

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