
Com os fortes temporais que continuam castigando o Estado nas últimas semanas, subiu para 234 número de municípios em situação de emergência, segundo boletim da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil de Minas Gerais (Cedec-MG), divulgado neste sábado (21).
Ao todo, já são 2.068 pessoas desabrigadas (necessitam de abrigo público), 11.447 desalojadas (desocuparam os domicílios) e 21 mortes registradas até agora. A cidade de São Domingos do Prata decretou situação de calamidade pública.
De acordo com a Cedec-MG, neste fim de semana, o alto teor de umidade atmosférica, combinado com o aquecimento durante todo o dia, é favorável à ocorrência de pancadas de chuva em todo o estado. Neste sábado, o céu deve permanecer nublado, com a ocorrência de chuva e trovoadas isoladas em todas as regiões de Minas.
Nas últimas 24 horas, encerradas na noite de sexta-feira, a Cedec-MG não havia recebido nenhuma comunicação de municípios ou de órgãos do Sistema de Defesa Civil sobre desastres ou ocorrências graves em decorrência das chuvas.
Ações no estado
A Cedec-MG tem apoio do Corpo de Bombeiros (CBMMG), Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) e autoridades locais para realizar trabalho preventivo junto aos municípios e atuar em situações de resgate.
Além disso, o órgão informou que trabalha na distribuição de alimentos, kits de higiene, limpeza, colchões e outros materiais nas cidades afetadas, com foco nas pessoas desabrigadas e desalojadas.
Também está em andamento em Minas a Campanha SOS Chuvas. O objetivo da iniciativa, que é uma parceria entre a filial mineira da Cruz Vermelha e o Serviço Social Autônomo (Servas), é auxiliar a população mais vulnerável em cidades que tiveram ocorrências provocadas pelas chuvas.
Para ajudar com qualquer valor, basta fazer um Pix para a chave pix@cvbmg.org.br. Após isso, aparecerá o nome da Cruz Vermelha Brasileira – Filial Minas Gerais. O dinheiro é transferido direto para a conta da SOS Chuvas.
A quantia vai abastecer os cartões humanitários que são distribuídos nas cidades atingidas pelas chuvas. Eles têm duas modalidades de crédito: o cartão alimentação, para a compra de alimentos, materiais de limpeza e higiene, e o cartão construção, para adquirir telhas e outros materiais para reparo ou reconstrução de imóveis danificados.
Dicas de segurança
- Nunca se abrigue embaixo de árvores ou de proteções metálicas frágeis, que podem apresentar risco de quedas
- Evite trafegar por áreas alagadas e por regiões próximas a rios e cachoeiras
- Não permaneça nas proximidades de janelas, portas, canos e outros objetos metálicos.
Além disso, recomenda-se à população evitar áreas sujeitas a deslizamentos e inundações e não tentar salvar bens materiais, em caso de risco imediato, como a rápida subida do nível de água.
Diante de qualquer problema, a população pode ligar para a Defesa Civil no número 199, ou para o Corpo de Bombeiros, no 193. Se houver sinal de trincas na estrutura da casa e movimentação de solo a pessoa deve deixar o imóvel imediatamente e chamar o 199.
*Com Agência Minas