Sobe para 26 o número de cidades em situação de emergência devido à chuva em MG

Hoje em Dia
20/02/2013 às 14:09.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:11

Subiu para 26 o número de cidades em situação de emergência por causa da chuva em Minas. A última a integrar a lista da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) é Piranguçu, no Sul de Minas, nesta quarta-feira (20).  Foram registradas inundações na cidade de Piranguçu, conforme a Cedec. Além disso, Camanducaia, na mesma região e São Geraldo da Piedade,  no Vale do Rio Doce, também sofreram com a temporada de chuva e decretaram situação de emergência à Cedec, no dia 15 de fevereiro.

Em Ipuiúna, também no Sul de Minas, foram registradas chuvas intensas acompanhadas de vendaval no último dia 18. A cobertura de um ginásio poliesportivo foi destruída, houve queda de quatro pontes na zona rural e a pavimentação da avenida José Carlos foi arrancada. Além disso, as águas de um ribeirão que passa pela cidade atingiram várias casas na estrada conhecida como "Do Tamanduá". Segundo a Cedec, houve deslizamento e uma casa desabou, apesar disso, ninguém ficou ferido. A prefeitura da cidade tem recebido auxílio da Cedec e avalia que tipo de apoio o município carece após a tempestade. Ipuiúna tem 9.521 habitantes e fica a 436 KM de Belo Horizonte.

Com a inclusão de Piranguçu na lista, oficialmente, são 26 cidades em estado de emergência em Minas Gerais neste período chuvoso. Contudo, a cidade de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, também deve integrar a lista nos próximos dias, uma vez que o prefeito da cidade decretou estado de emergência no dia 29 de janeiro.

Balanço no Estado

Até agora, 23 mortes foram registradas no período de chuva de 2012/2013. O número supera o balanço do ano passado, quando 20 pessoas perderam suas vidas em decorrência da chuva. Em Minas Gerais, 26 cidades decretaram situação de emergência devido à chuva. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) contabiliza que 6.324 pessoas estão desalojadas no Estado, sendo 4.500 em Bambuí, no Centro-Oeste Mineiro.

Cerca de 594 casas foram danificadas, 46 foram completamente destruídas, sendo 266 obras de infraestrutura danificadas no Estado e ainda 43 destruídas, conforme a Cedec. Em todo o estado, 66 cidades de Minas haviam sido afetadas pela chuva, segundo a Cedec. Trezentas e noventa e nove perderam suas casas e estão desabrigadas. Além disso, 12 pessoas ficaram feridas. Na temporada passada, 239 cidades decretaram situação de emergência. O caos, a lama e o desespero fizeram com que 106.618 pessoas ficassem desalojadas e 9.594 desabrigadas, de acordo com o levantamento da Defesa Civil de Minas Gerais em relação ao período de 2011/2012.

Atualizada às 14h15.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por