STJ suspende decisão do TRF-4 e mantém aplicação da redação do Enem

Leíse Costa
leise.costa@hojeemdia.com.br
20/11/2021 às 15:04.
Atualizado em 05/12/2021 às 06:17
 (Tomaz Silva/Agência Brasil)

(Tomaz Silva/Agência Brasil)

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, suspendeu neste sábado (20) a liminar do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) que impedia a aplicação da prova de redação do Enem para candidatos com deficiência que não conseguem se expressar por escrito – por exemplo, os estudantes com paralisia cerebral.

A decisão do TRF4 determinava que essa etapa do exame não fosse considerada no resultado final para os candidatos cujos impedimentos exigiriam outro modelo de avaliação. Com a  suspensão, a prova de redação segue o cronograma previsto e será aplicada neste domingo (21), primeiro dia do Enem 2021.

Para o ministro Humberto Martins, a liminar do TRF4  causaria prejuízo aos mais de 3,3 milhões de candidatos inscritos no país. "Tal inevitável consequência impactará negativamente em todo o planejamento estratégico desenhado pela administração pública para a concretização da política educacional desenvolvida por diversos órgãos públicos técnicos com expertise temática, após anos de experiência prática, de estudos especializados, de diálogos institucionais e debates técnico-acadêmicos", afirmou.

A suspensão determinada pelo STJ é válida até o trânsito em julgado da ação que discute as regras de realização da prova de redação para os candidatos com impedimento físico.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por