!PULSA!

Teatro, música, dança, seminários e intervenções urbanas tomam espaços públicos de Itabira

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 07/09/2023 às 13:08.
Intervenção urbana “Campeonato Interdrag de Gaymada”, com o grupo TODA DESEO, de Belo Horizonte (Marilia Fiuza/Divulgação)

Intervenção urbana “Campeonato Interdrag de Gaymada”, com o grupo TODA DESEO, de Belo Horizonte (Marilia Fiuza/Divulgação)

Itabira, na região Central de Minas, recebe a partir desta sexta-feira (8) uma série de apresentações de teatro, música e dança, workshops, seminários, rodas de conversa, intervenções urbanas e feiras durante o !PULSA! Movimento Arte Insurgente. A programação cultural e artística é gratuita.

O evento segue até 17 de setembro, ocupando diversos espaços locais, como a Casa de Drummond, Casa do Brás, Escola Livre de Artes, Praça do Pará e Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, dentre outros.

Dirigido e idealizado por Andreia Duarte e Guilherme Marques, com grande experiência na realização de festivais e eventos de arte e cultura, o !PULSA! nasceu com o desejo de trocar e impulsionar ações artísticas de diferentes linguagens para além das capitais e grandes centros urbanos. 

“A partir desses eixos fundantes do !PULSA!, nos reunimos e nos unimos a artistas, gestores, educadores, artesãos, pensadores locais e de outras regiões do Brasil para construir essa programação vigorosa e reflexiva, um convite para estarmos reunidos em torno dessa proposta de horizontalizar a democratização do acesso à arte e à cultura e a formação de público”, destaca Andreia Duarte. 

A programação traz espetáculos teatrais com diferentes linguagens como “Terror e Miséria no Terceiro Milênio”, do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos; “A Mulher Monstro”, do ator e diretor José Neto Barbosa (RN/PE); e “Nós”, do Grupo Galpão (MG). Os ingressos para as peças serão distribuídos gratuitamente e a retirada acontece pela plataforma sympla. O espetáculo de abertura, no dia 8, “Parem de falar mal da rotina”, com Elisa Lucinda (ES), será para convidados e público em geral.

Entre as intervenções urbanas, destaque para “Feminismo na cidade”, com Juliana Pautilla, que, a partir de encontros com mulheres, vai criar frases sobre o tema e colocá-las nos muros do município; e “Civilidades Ancestrais”, de Zahy Tentehar, instalação formada por três vídeos de sua autoria sobre elaborações do feminino, do antropoceno e de identidade. 

Os seminários trazem para o debate dois temas fundamentais hoje: “Poéticas e políticas para um mundo mais ecológico!”, com a participação das indígenas Márcia Kambeba (PA), Mapulu Kamayura (MT), Maurício Terena (MS) e Sandra Benites (MS); e “Racismo Estrutural”, com a participação de Nego Bispo (PI), Roberta Estrela D`Alva (SP), Ivanir dos Santos (RJ), Soraya Martins (MG), Ricardo Aleixo (MG), e Marcos Alexandre (MG). 

Para saber mais sobre o e conferir a programação completa, acesse o site pulsa.art.br/

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por