Dez anos consecutivos

Telecomunicações lideram ranking de reclamações no Procon Assembleia

Hermano Chiodi
hcfreitas@hojeemdia.com.br
11/07/2022 às 16:54.
Atualizado em 11/07/2022 às 17:26
 (EBC/Agência Brasil)

(EBC/Agência Brasil)

Pela décima vez consecutiva, o setor de telecomunicações está no topo do ranking de reclamações do Procon Assembleia. Só no primeiro semestre deste ano, já são 643 reclamações contra o segmento de telefonia celular- quase 10% do número total de queixas registradas no órgão de defesa do Consumidor.

Segundo o balanço divulgado nesta segunda-feira (11), o chamado “combo”, que é o pacote de TV por assinatura, telefonia e internet, aparece em segundo lugar, com 7,7% das queixas.

O terceiro e o quarto lugares na lista de reclamações são ocupados por assuntos financeiros. Os empréstimos nas modalidades pessoal e consignado foram responsáveis por 7,3% das reclamações, enquanto que os cartões de crédito responderam por 6,8% das queixas.

O Procon Assembleia manifestou preocupação especial com o crescimento de reclamações relacionadas a golpes financeiros, especialmente entre idosos. De acordo com o órgão, nos primeiros 180 dias do ano houve dezenas de denúncias, nas quais as vítimas são majoritariamente pessoas aposentadas.

““Fiquem atentos às ligações telefônicas recebidas pelos idosos em sua família. Golpistas têm se passado por funcionários de instituições financeiras ou lojas para extraírem informações sigilosas das vítimas e, assim, provocam desfalques em suas contas bancárias”, alertou o coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa. 

O alerta, segundo o Procon Assembleia, vale também para as mensagens recebidas via celular por SMS ou aplicativos de conversa.

Confira os serviços mais reclamados no Procon Assembleia:

  • Telefonia celular - 9,5%
  • Combo - 7,7%
  • Empréstimo consignado e pessoal - 7,3%
  • Cartão de crédito (incluindo acordos) - 6,8%
  • Agências de turismo/pacotes - 6,7%
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