
A partir desta quarta-feira (26) as teleconsultas para pessoas com sintomas de doenças respiratórias, dengue, chikungunya ou zika serão ampliadas em Belo Horizonte. Antes disponibilizadas de sábado a terça-feira, agora o serviço poderá ser agendado às quartas e quintas-feiras.
O atendimento on-line foi retomado em 15 de abril. A medida integra o plano de enfrentamento da PBH às doenças respiratórias e arboviroses. Desde o início do serviço, aproximadamente 200 pessoas fizeram as consultas.
Todos os moradores de Belo Horizonte cadastrados nos centros de saúde têm acesso à assitência por meio de uma plataforma compartilhada com a Unimed-BH.
A teleconsulta deve ser agendada a partir das 7h do dia em que o morador deseja o atendimento. Podem procurar o serviço pessoas que apresentem sintomas como tosse, dor de garganta, congestão nasal e coriza, com ou sem febre, dores musculares e nas articulações, manchas vermelhas na pele, cefaleia, dor atrás dos olhos, náuseas ou vômitos.
Como agendar
O morador acessa o serviço por meio do Portal da PBH. Após confirmar o cadastro, o paciente entra em uma tela para a escolha de data e horário, dentro da disponibilidade da rede SUS-BH.
Próximo ao horário agendado, o usuário entrará novamente no sistema com os dados cadastrais (CPF e data de nascimento) e terá acesso à consulta por vídeo.