Temperatura bate recorde na capital e chove em alguns pontos da Grande BH

Hoje em Dia
Publicado em 15/10/2014 às 15:47.Atualizado em 18/11/2021 às 04:38.
 (Lucas Prates/Arquivo Hoje em Dia)
(Lucas Prates/Arquivo Hoje em Dia)
Belo Horizonte bateu o recorde de temperatura pelo quarto dia seguido neste ano. Às 13h, desta quarta-feira (15), os termômetros registraram 36,2ºC. Nessa terça-feira (14), a temperatura máxima foi de 36ºC, na segunda-feira (13) e domingo (12) chegou a fazer 36,9ºC. Apesar do clima seco em todo o Estado, há registros de chuva em alguns pontos da região Metropolitana da capital.
 
Por volta das 15h, a região do Barreiro, em BH, alguns locais em Contagem e nas proximidades do Parque Estadual Serra do Rola-Moça, houve chuvas fracas. "Foi registrado 1.6 milímetros, o que é muito pouco. Isso ocorreu por causa de uma massa de ar frio que veio do Espírito Santo. O fenômeno foi tão rápido que não foi possível verificar que isso aconteceria com antecedência", explicou o meteorologista do Centro de Climatologia Clima Tempo PUC Minas, Dayan Diniz de Carvalho. De acordo com o meteorologista, nas próximas três horas existe a possibilidade iminente de haver chuvas em bairros das regiões Oeste e Sul de Belo Horizonte e também em Nova Lima e em Ibirité. Mas devem ser chuvas isoladas e fracas", afirmou Carvalho. De acordo com o Clima Tempo PUC Minas, pode chover também nas regiões Noroeste e Venda Nova, em BH.
 
Nesta quarta-feira, faz muito calor também no Norte de Minas, onde a temperatura máxima chegou a 39º e no Triângulo Mineiro, onde chegou a 40ºC. Segundo Carvalho, as altas temperaturas registradas não são comuns para este mês. "Em outubro, geralmente, há algumas ondas de calor, porém, não tantas como tivemos neste ano. A média histórica de BH para o mês é de 27,7ºC”.
 
Nos próximos dias, porém, o calor pode dar uma amenizada no Estado. Segundo Carvalho, a partir de 22 de outubro, há um sinal de alteração no tempo e pode chover na região Metropolitana de Belo Horizonte, Zona da Mata, Campo das Vertentes e Triângulo Mineiro. “E a partir do dia 23 até o fim do mês, deve ocorrer um declínio acentuado na temperatura, mesmo que não chova”, afirmou.
 
“Com esse tempo, é importante que as pessoas bebam bastante líquido, evitem a exposição ao sol por volta das 12h e atividades que exigem muito esforço física, principalmente, se tiverem renites alérgicas e tendência a ter queda de pressão”, orientou Carvalho.
 
Atualizada às 17h50.
 
Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por