Até lá, frio!

Temperatura só deve subir novamente em Minas na terça-feira, prevê meteorologista

Agência Brasil 61
Publicado em 21/07/2023 às 21:24.

Os dias secos e com altas temperaturas dão trégua em Minas Gerais, aponta Mamedes Luiz Melo, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Até domingo (23), a previsão é de tempo nublado, devido a circulação de uma alta pressão, que deve levar nebulosidade para grande parte do estado.

"Então, até aproximadamente domingo, a condição do tempo vai ser essa. A temperatura máxima caindo, chegando até em torno dos 30 graus. O único lugar de Minas Gerais que não deve cair tanto a temperatura, mas também não tem chuva, é no Triângulo Mineiro. E  assim mesmo não é toda a mesorregião”, afirma.

De acordo com o meteorologista, por volta de terça-feira (25), a circulação da alta pressão se desloca para o oceano e a temperatura deve subir novamente em todo o estado, assim como a baixa umidade. Nessa condição, Mamedes orienta alguns cuidados. “Tanto Defesa Civil como Organização Mundial da Saúde recomendam evitar os horários de sol mais quente e muita ingestão de água.”

Atualmente, 132 cidades de Minas Gerais estão em situação de anormalidade relacionadas à seca e estiagem. Até o dia 7 de julho deste ano, a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) distribuiu 1.620 cestas básicas para famílias atingidas pela seca.

Além disso, em um período de 30 dias, mais de 33 mil metros cúbicos de água potável devem ser distribuídos a 33 municípios, contemplando 463 comunidades e uma população de 49.139 pessoas. Como os municípios são incluídos diariamente, o quantitativo de água potável e pessoas contempladas pode ser alterado constantemente.

O Governo de Minas Gerais está monitorando o processo de melhoria das estruturas das Coordenadorias Municipais de Proteção e Defesa Civil (Compdecs). Para o monitoramento, foram distribuídos entre os municípios 15 kits contendo uma viatura 4x4, um notebook, uma trena digital e coletes reflexivos. 

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por