Temporal com granizo atinge cidades na Grande BH e causa destruição; veja imagens

Liziane Lopes e Paula Bicalho
portal@hojeemdia.com.br
29/11/2017 às 16:44.
Atualizado em 02/11/2021 às 23:57
 (Corpo de Bombeiros/Divulgação)

(Corpo de Bombeiros/Divulgação)

Um temporal de granizo atingiu Caeté e ao menos outras três cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), na tarde desta quarta-feira (29), causando prejuízos e transtornos. 

Os moradores de Caeté ficaram assustados com o tamanho das pedras de gelo. Segundo a prefeitura, foram cerca de 20 minutos de chuva e muitos estragos. Diversas ruas da cidade ficaram cobertas pelas pedras. 

Os bairros mais atingidos foram Pedra Branca e São Geraldo. Os prejuízos ainda são medidos, mas o granizo danificou telhados, portas e janelas de várias casas, comércios e prédios públicos. Há registros também de carros destruídos.

Devido ao temporal, alguns moradores ficaram desabrigados. No entanto, o número não foi informado pelas autoridades. 

As famílias foram acolhidas no Ginásio Poliesportivo da cidade, onde são recebidas doações de roupas de cama e para uso pessoal e colchões.

“Já estamos tomando todas as providências. Acionamos o Estado e todo o nosso grupo de funcionários para amparar a quem precisar de assistência. Porém, pedimos a solidariedade de todos, daqueles que puderem doar colchões e mantimentos”, solicitou o prefeito da cidade, Lucas Coelho, em live no Facebook, no início da noite desta quarta-feira.

A Prefeitura informou, por meio de nota, que o morador que precisar de ajuda deve entrar em contato pelos telefones 3651-3266 / 3651-6105.

Transtornos

Em Betim, a chuva alagou ruas e destelhou uma escola, momentos antes da saída dos alunos. Ninguém ficou ferido. Galhos de árvores ficaram espalhados nas vias públicas e casas ficaram sem luz.

Já em Ribeirão das Neves, foram cerca de 30 minutos de tempestade, com quedas de árvores e fiação elétrica nas ruas Camélias, Bom Despacho e Teófilo Otoni. 

O granizo também destelhou residências em vários bairros e deixou a rodovia LMG-806 alagada, impossibilitando a passagem dos carros.

O Hospital Municipal São Judas Tadeu teve parte do telhado arrancada com a força dos ventos e, por isso, foi preciso paralisar o atendimento.

Horas antes do temporal, a Defesa Civil havia emitido um alerta de temporais para toda RMBH com possibilidade de chuva de até 20 mm, raios, e ventos de até 40 km/h.

Previsão do tempo

Para os próximos dias, há risco de chuva moderada a forte na região Central, no Oeste e Norte mineiros. A Grande BH também terá mais pancadas de chuva, que devem ocorrer à tarde e à noite.

Nesta quinta-feira (30), o dia promete ser abafado e pode chover com intensidade de moderada a forte. As condições para chuva são ainda maiores na sexta-feira e no fim de semana, já que um sistema de baixa pressão atmosférica vai ajudar a formar mais nuvens carregadas. O alerta para chuva volumosa permanece para todo o Estado.

Veja abaixo alguns vídeos do temporatal em Caeté:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por