
Funcionários de faculdades que vão para a porta de locais de aplicação de provas do Enem relatam dificuldades para conseguir conversar com alunos, após a realização do exame neste domingo (20).
"Acho que depois da prova, a galera sai um pouco tensa. Antes da prova ainda tem uma certa facilidade, o pessoal chega, tem uma fila. Mas aqueles que chegam após o meio dia só querem entrar", disse a recrutadora das faculdades Promove e Kennedy, Edvania Cardoso.
Na avaliação da Tamires Silva, que está na porta da PUC São Gabriel, os estudantes também estão se mostrando cansados, após responderem as questões. "Vi também que muitos fizeram a prova só para testar, muitos contam isso pra gente quando vamos abordá-los".
Os estudantes responderam 90 questões de Ciências da Natureza e Matemática. Na semana passada, a prova aplicada tinha questões da Ciências Humanas, Linguagens e Redação.
Porta de entrada
O Enem é uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, em instituições públicas e privadas, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (ProUni), ambas ações do Ministério da Educação (MEC).
Os resultados são usados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso aos auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Os resultados individuais do Exame também podem ser usados nos processos seletivos de instituições portuguesas, que possuem convênio com o Inep, para aceitarem as notas do exame. Os acordos garantem acesso facilitado às notas dos estudantes brasileiros interessados em cursar a educação superior em Portugal.
Leia mais