Terapias alternativas que buscam o equilíbrio do indivíduo também ajudam a reverter males físicos

Ana Paula Lima - Hoje em Dia
15/09/2014 às 08:25.
Atualizado em 18/11/2021 às 04:12
 (Satyananda Yoga Center)

(Satyananda Yoga Center)

Ferramentas para buscar o autoconhecimento e o equilíbrio espiritual, terapias alternativas são também um caminho para tratar males que atingem o corpo. É o que dizem adeptos de práticas como o ThetaHealing e o Prana Vidya. Ao trabalharem a energia do indivíduo, ajudam a reduzir sintomas psicossomáticos e até mais graves.

Criado há 20 anos nos Estados Unidos e em crescimento no Brasil, o ThetaHealing é uma técnica de cura energética e baseia-se no fato de que crenças negativas abrem portas para vários tipos de doença.

Muitos desses pensamentos têm origem no subconsciente, e, ao identificar e mudar essas concepções, a pessoa consegue viver de forma mais saudável e harmônica do ponto de vista físico, mental, emocional e espiritual.

“O desequilíbrio não acontece em um nível só e pode se manifestar como tristeza, depressão, doença específica ou bloqueio para alcançar determinado objetivo, como a realização profissional ou ter um filho”, explica a representante da prática no Brasil, Giti Bond.

Reverter o quadro depende de um trabalho de autoconsciência e da reprogramação do cérebro para desfazer as crenças. Foi assim, garante Giti, que ela conseguiu contornar o hipotireoidismo. Seguidores do ThetaHealing com mioma e até câncer também teriam tido melhoras.

“No Japão, médicos organizam uma junta mundial para acompanhar casos de cura e fazer estudos científicos”, diz. A própria criadora da técnica, Vianna Stibal, teria vencido um câncer, surpreendendo quem cuidava dela.

Já o Prana Vidya é uma prática de ioga com origem indiana desenvolvida por um sistema específico, o Satyananda. Ensina como usar a força ou energia vital – o prana – para canalizar nosso corpo para o equilíbrio, por meio da respiração e de visualizações.

Coordenadora do Satyananda Yoga Center em Belo Horizonte, Alcione Ramos explica que os efeitos da técnica são voltados também para cura física, pois, no ioga, a saúde é vista de forma global e o espiritual e o corpo não estão distantes.

“Todos que estejam passando pelo tratamento de um distúrbio podem lançar mão do método para potencializar a cura. Até pessoas com doenças graves podem aprender a direcionar a força vital e se beneficiar do Prana Vidya”, afirma Alcione, que além de professora de ioga é psicóloga e pedagoga.

Empenho para superar situações delicadas

Em geral, quem recorre ao ThetaHealing ou ao Prana Vidya tem em comum o desejo de se conhecer melhor e lutar por uma vida mais equilibrada e feliz. Mas alcançar isso passa, muitas vezes, por superar situações difíceis.

A funcionária pública Neusa Silva Alvim, de 47 anos, considera o ThetaHealing um “divisor de águas”. No começo do ano, ela fez dois cursos sobre a técnica – que pode ser aprendida por qualquer pessoa.

Assim, descobriu que inconscientemente alimentava a crença infundada de que havia sido rejeitada pela própria mãe.
“Quando resolvi essa questão, passei a me achar mais amada e protegida”, conta Neusa, que hoje aplica a técnica em amigos e na irmã, Creusa.

Já a veterinária Valeska Uchôa Bond Boghossian, de 46 anos, conseguiu vencer o medo de viajar sem os filhos. Por 18 anos, ela recusou todos os convites que excluíam a prole, temendo sofrer um acidente – a mãe dela morreu em uma viagem, quando Valeska era criança. “Fiz uma sessão. Três, quatro meses depois, viajei”, conta.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por