(FOTO: MAURÍCIO VIEIRA / JORNAL HOJE EM DIA)
A onda de calor que atingiu Belo Horizonte nesta semana vai piorar. No próximo sábado (18) a temperatura máxima em BH pode chegar aos 39ºC e a capital pode registrar o dia mais quente da história.
Além das temperaturas extremamente elevadas, o dia será marcado por tempo seco, já que a previsão é que a umidade relativa do ar fique em torno dos 15%, à tarde, segundo previsão da Defesa Civil de BH. O índice é abaixo do recomendado pela Organização Mundial de Saúde, de pelo menos 50%.
O tempo poderá ter melhora somente a partir do final da tarde, quando a previsão indica possibilidade de pancadas de chuva, raios e rajadas de vento. A temperatura mínima será de 23ºC.
Para o domingo (19), a previsão é de céu parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva, por vezes fortes, acompanhadas de raios e rajadas de vento, principalmente a partir da tarde. Os termômetros deverão oscilar entre 22 °C e 34 °C, com umidade relativa do ar mínima em torno de 35%, à tarde.
Nesta sexta-feira (17) a previsão indica máxima de 38 °C podendo registrar o dia mais quente do ano. A maior parte do dia será de céu claro a parcialmente nublado, mas, a partir do final da tarde, áreas de instabilidade atmosféricas ganham força e há previsão de pancadas de chuva, raios e rajadas de vento ocasionais, segundo a Defesa Civil municipal. A umidade relativa do ar fica em torno de 20% também à tarde.
Leia mais:
Previsão do tempo: BH pode ter recorde de calor, chuva, raios e ventania nesta sexta-feira