Testes rápidos para facilitar os diagnósticos de infecções de garganta provocadas pela bactéria streptococcus serão oferecidos nas unidades de saúde de São João del-Rei, no Campo das Vertentes. A medida foi tomada após a morte de três crianças que apresentaram sintomas de dor de garganta. A Secretaria de Estado de Saúde descartou a possibilidade de um surto na cidade.
Segundo a prefeitura, 150 kits do teste - que leva o nome de pesquisa de streptococcus beta-hemolítico do grupo A - já foram adquiridos. Cada um possui 25 unidades, totalizando 3.750. O exame é semelhante ao da Covid-19, e utiliza um tipo de cotonete inserido na faringe do paciente. O resultado fica pronto em 15 minutos.
Segundo a assessora de serviços e programas em saúde de São João del-Rei, Michelle Nascimento, os testes estarão disponíveis nas unidades de saúde para todos os públicos. Crianças que apresentarem febre e dor de garganta terão prioridade.
Para o infectologista Carlos Starling, que integrou o Comitê de Enfrentamento à Pandemia em BH, a medida é importante, já que o teste se mostra eficaz. O médico explica que a infecção pela bactéria evolui rapidamente, o que obriga um diagnóstico urgente. O resultado dos exames de sangue para identificar a streptococcus levam cerca de dois dias.
“Para a triagem é muito importante. É uma bactéria que evolui rápido. Dentro de seis a doze após a infecção, o paciente pode apresentar um quadro clínico grave. Então, quanto mais rápido for o diagnóstico, melhor será o tratamento direcionado”, explica o infectologista.
Quatro crianças, com sintomas diferentes, continuam internadas na Santa Casa de São João del-Rei, mas a prefeitura aguarda o resultado de outros exames.
Nesta quarta, as aulas na rede municipal de ensino da cidade foram suspensas. A medida seguirá até 5 de novembro. Um trabalho de desinfecção é feito nas unidades.