Violência

'Todos os dias um motorista de aplicativo é alvo de bandidos', diz sindicato da categoria

Gledson Leão
@gledson_leao
24/05/2023 às 12:03.
Atualizado em 24/05/2023 às 12:45
 (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Motoristas de aplicativos de Belo Horizonte e região metropolitana vão se reunir em uma carreata nesta quarta-feira (24), saindo da BR-040, altura do posto de combustíveis Bonanza, em Contagem, rumo ao bairro Porto Seguro, em Ribeirão das Neves, onde acontece o velório de Roniele dos Santos Rodrigues, assassinado a facadas em um assalto durante corrida

De acordo Simone Almeida, presidente do Sindicato dos Condutores de Veículos por Aplicativo de Minas Gerais (Sicovap-MG), o crime reflete uma realidade que a categoria vive, na qual as plataformas não oferecem segurança ao trabalhador.

"Todos os dias um motorista de aplicativo é alvo de bandidos no Estado. Essa é a nossa realidade. É assalto, furto, violência, e não temos o apoio das plataformas. Pois quem solicita uma viagem, sabe qual o carro, o nome do motorista, e até quantas estrelas ele tem. Já do outro lado, não sabemos nem se é mulher ou homem", disse Simone. 

Segundo ela, sindicatos e entidades se mobilizaram e montaram o movimento "Motoristas Seguros", e nesta quarta vão se mobilizar para homenagear o condutor assassinado e chamar a atenção para o problema. 

"Estaremos nos concentrando as 12h30 no Posto Bonanza, na BR 040, onde partiremos em carreata até o velorio, no bairro Neviana. Queremos que a sociedade perceba a situação que estamos vivendo. Chegamos a pedir ajuda da Polícia Militar no início do ano, que até chegaram a intensificar as blitze, mas a realidade é que não estão mais parando os carros de app", lamentou.

Simone pediu ainda o apoio da população com relação às chamadas nos aplicativos. "Há muitos casos de pessoas que chamam carros para terceiros. Às vezes uma pessoa passa, fala que esqueceu o celular e pede para alguém na rua chamar. Não façam isso se não conhecerem a pessoa, saber que ela é de bem, pois do outro lado estão trabalhadores que pode ficar a mercê da criminalidade, como está ocorrendo", enfatizou.

Violência

Roniele dos Santos Rodrigues  foi morto a facadas durante uma viagem no bairro Jardim Verona, em Ribeirão das Neves, na Grande BH, nessa terça-feira (23). O autor do crime, de 24 anos, tentou fugir, mas foi contido por moradores dentro de um condomínio na região, após o carro capotar.

O motorista foi atingido por três facadas, duas no pescoço e uma no peito. Testemunhas disseram que o veículo desceu em alta velocidade pela rua 28 e capotou. O suspeito fugiu após o acidente, mas foi encontrado por moradores do bairro. Ele estava com o celular da vítima.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima era casada há oito anos e deixou três filhos. Ele era caminhoneiro e trabalhava como motorista de aplicativo para complementar a renda da família.

Policiais tiveram acesso às câmeras de segurança na região e conseguiram identificar a dinâmica do crime. O suspeito alegou ter sido abusado sexualmente pela vítima. Ele já havia entrado armado com uma faca no veículo que, segundo ele, seria para defesa pessoal.

O autor do crime foi preso em flagrante e encaminhado para a Delegacia de Plantão. A perícia da Polícia Civil esteve no local e o corpo removido para o Instituto Médico-legal (IML) pelo rabecão.

O Hoje em Dia procurou a Polícia Militar e as plataformas Uber e 99 e aguarda retornos.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por