Ao contrário do previsto, o trânsito na avenida Pedro I, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, não será mais liberado neste sábado (12). A afirmativa é do coordenador de Defesa Civil, coronel Alexandre Lucas, e foi divulgada durante entrevista coletiva nesta manhã.
A via está fechada há dez dias por causa do desabamento de uma das alças do viaduto Batalha dos Guararapes que matou duas pessoas e feriu outras 23. O coordenador justificou que o cancelamento da liberação foi tomado depois que a empresa contratada para fazer o escoramento da alça que ainda está de pé apresentou um projeto mais completo. "Que oferece mais segurança e melhor atuação dos profissionais que precisarão trabalhar nos pilares da estrutura", disse.
"Com esse novo projeto, será possível trabalhar mesmo com o tráfego liberado e isso será feito nos próximos dias. Enquanto isso, a recuperação da pista e a marcação de toda sinalização será feita. O mais importante neste momento é ressalvar que não há risco de um novo desabamento", completou destacando que todos os pilares estão sendo verificados, inclusive de outros viadutos existentes na cidade.
Ainda na manhã deste sábado (12), um novo equipamento começou a ser testado para retirar os escombros da alça sul do viaduto que desabou. Segundo o coordenador, a máquina, que é suíça e tem correia austríaca, vai fatiar os 50 metros da estrutura da alça com uma fita diamantada. "Até o momento é o equipamento certo porque emite ruídos muitos pequenos, pouca poeira e é mais seguro", afirmou o engenheiro da Defesa Civil, Eduardo Pedersoli.