Foi inaugurado nesta terça-feira (20) o Posto de Cadastramento de Eleitores que irá funcionar nas dependências do Legislativo municipal. A iniciativa visa facilitar o acesso dos eleitores aos serviços oferecidos pela Justiça Eleitoral e ampliar a coleta biométrica, como forma de garantir maior segurança na identificação do eleitor por ocasião da votação.
O posto vai funcionar de segunda à sexta-feira, das 12h30 às 17h30, contando com quatro estações de atendimento no Núcleo de Cidadania da Câmara (entrada pela portaria da Av. Churcill, nº 505, Bairro Santa Efigênia, região Leste da capital).
A previsão é de funcionamento até o dia 6 de maio do ano que vem, quando acontece o fechamento do cadastro. A capacidade de atendimento é de até 80 pessoas por dia, em um sistema híbrido, por agendamento ou ordem de chegada, conforme disponibilidade. Além da biometria, a população poderá fazer alistamento eleitoral (primeiro título), revisão e transferência de título de eleitor e emissão de certidões e requerimentos de regularização eleitoral, entre outros serviços.
Presente à inauguração, o desembargador Ramom Tácio de Oliveira, presidente do do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE), agradeceu a contribuição da Câmara Municipal em prol da democracia, sendo essa mais uma ação de cooperação com a Justiça Eleitoral, aproximando ainda mais a população mineira e de Belo Horizonte.
“A Câmara Municipal é, seguramente, órgão institucional pilar da democracia, pois aqui se escuta a voz do povo”, afirmou o dirigente.
O presidente da Câmara de Vereadores, Juliano Lopes (Podemos) destacou que a inauguração fortalece os laços entre as instituições, não havendo dúvida de que a Justiça Eleitoral cumpre o seu papel na democracia. Reafirmou o compromisso, junto com os demais vereadores da capital, de trazer a população e aumentar o número de eleitores biometrizados.