Moradores de São José da Lapa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram surpreendidos por um tremor de terra na madrugada desta quarta-feira (4). O fato foi confirmado pelo prefeito da cidade, Diego Álvaro (Avante), em publicação nas redes sociais.
De acordo com o chefe do Executivo municipal, o tremor foi captado pelo Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP). Não há informações sobre a magnitude. A defesa civil da cidade não registrou ocorrências em razão do tremor.
Em publicação nas redes sociais, o prefeito explicou o possível motivo do fenômeno. "Esse tremor é ocasionado porque vivemos em uma região calcária, nós estamos em cima de uma placa calcária e essa placa tem várias cavernas subterrâneas que sofrem algumas acomodações e desmoronamentos e isso faz com que sintamos esses tremores em algumas escalas maiores e menores", afirmou.
Diego Álvaro relatou que o tremor foi sentido em diversas áreas da cidade. "Eu senti de uma forma muito discreta, mas no centro houve pessoas que sentiram de uma forma mais intensa. Mas não é um tremor que requer medo e receio da população", garante.
O prefeito ainda esclareceu os boatos de que o tremor teria sido causado por explosões em mineradoras que atuam na região.
"Algumas pessoas ficaram assustadas pensando que foi alguma explosão nas mineradores, mas não foi. As empresas hoje não utilizam explosivos de alto impacto, então foi realmente algum desmoronamento de caverna, mas nada que afete o solo. Isso acontece entre 150 e 200 metros de profundidade", tranquilizou o chefe do Executivo.
Nas redes sociais, internautas se mostraram espantados com o tremor. "Tremeu foi tudo aqui em São José da lapa", escreveu um. "Genteee, que q foi isso?? Kkkkkkkkkk terremoto em São José da lapa?", disse outra.
Tremor em Sete Lagoas
Em 28 de dezembro, Sete Lagoas, na região Central de Minas, também registrou um tremor de terra de magnitude 2.8 na escala Richter. O fato foi registrado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (UnB).