As obras de reconstrução de três centros de saúde de Belo Horizonte começam este mês. As unidades Heliópolis, região Norte, Diamante, no Barreiro, e Dom Orione, na Pampulha, foram contempladas no novo aditivo contratual, assinado em novembro pelo prefeito Fuad Noman.
Os trabalhos, realizados pela prefeitura de BH e Parceria Público-Privada (PPP), têm previsão de ser concluídos no próximo ano e irão beneficiar cerca de 34 mil pessoas.
Com esse aditivo, foi ampliado para 59 o número de novos equipamentos. Até o momento, já foram entregues 48 centros de saúde.
O modelo de PPP adotado pela Prefeitura de Belo Horizonte prevê que as obras, os serviços não assistenciais e a manutenção das unidades fiquem sob a responsabilidade da parceria privada. Já o atendimento aos usuários segue a cargo da administração municipal, com a prestação de 100% do serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Todos os centros de saúde que estão sendo reconstruídos possuem espaço físico padronizado, com dois pavimentos, acessos independentes, além de ambientes acolhedores e humanizados, proporcionando para a população e trabalhadores mais segurança e conforto. As unidades contam com 17 consultórios para atendimentos gerais de saúde, incluindo odontológicos, salas de espera, triagem, procedimentos, curativo, coleta, vacina, higienização e multiúso, além de farmácia, área para Zoonoses e setores administrativos.