
As chuvas que atingiram Santa Luzia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, causaram estragos para famílias de quatro residências localizadas na rua Vicente Lovalho, no bairro Cristina. Os imóveis, que haviam sido evacuados no dia anterior, desabaram nessa terça-feira (8) após um deslizamento de terra. Ninguém se feriu.
Na manhã desta quarta (9), equipes da Defesa Civil estiveram no local. O trabalho foi acompanhado pelo pedreiro Mohamed José Ferreira, de 46 anos, proprietário de um dos imóveis atingidos.
“O que a gente perdeu aqui, a gente vai correr atrás. Estamos com saúde, vamos trabalhar e adquirir tudo de novo. Mas dá uma tristeza olhar e pensar como era. Desceu tudo aqui. Não tenho palavras, não consigo descrever”, disse, contando, ainda, que morava no local há quase dez anos.
“Quando comprei não tinha nem portão. Eu construí, fui fazendo, fiz um barzinho arrumado e ia fazer mais coisa ainda. Aí aconteceu isso”, lamentou.
Segundo informou a Defesa Civil do município, todas as famílias atingidas estão sendo atendidas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania para acolhimento. Eles passarão por análise quanto à concessão de benefícios “caso atendam os critérios estipulados em lei”.
Em nota, a Prefeitura de Santa Luzia informou que existem outras moradias em situação de risco no local e que estes imóveis estão sendo monitorados. Os moradores foram orientados a desocupar o local por medida preventiva de segurança.
Ainda de acordo com a administração, a região trata-se de uma ocupação irregular, às margens do córrego, e as chuvas foram “somente um agravante, pois o cenário já era de risco”.
(*) Com informações de Lucas Prates