Trocando filas por cliques: aplicativos facilitam acesso aos serviços públicos estaduais

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
03/11/2016 às 14:49.
Atualizado em 15/11/2021 às 21:30
Números de brasileiros endividados aumenta no Brasil, aponta pesquisa (Milson Veloso)

Números de brasileiros endividados aumenta no Brasil, aponta pesquisa (Milson Veloso)

Agora, o cidadão mineiro poderá utilizar os serviços públicos do estado sem sair de casa. Desde o início do ano, o governo de Minas Gerais tem lançado uma série de aplicativos que possibilitam pagar conta de luz, checar o consumo de gás natural canalizado, emitir boletim de ocorrência de trânsito, agendar atendimento para emissão de carteira de identidade ou checar o endereço de escolas ou farmácias públicas. Confira abaixo todos os apps que estão disponíveis em versões Android e iOS.

Segurança Pública:

O aplicativo da Delegacia Virtual propicia ao cidadão o registro de ocorrências de acidente de trânsito sem vítimas pelo celular. O objetivo é a redução no fluxo de pessoas nas delegacias.
O recurso pode ser usado para o registro de várias modalidades de ocorrências: acidentes de veículo sem vítimas, perda e extravio de documentos, perda de objetos pessoais, notificação de desaparecimento ou localização de pessoas e registro de danos simples, como danos a patrimônio privado, destruição de bens, depredações e pichações.
Após o envio dos dados ao sistema, a ocorrência é triada. Em até 15 minutos é emitida uma mensagem, informando o número do Registro de Evento de Defesa Social (Reds), bem como a forma de acessá-lo no site do Sistema Integrado de Defesa Social (Sids) para imprimi-lo.
Para isso, uma equipe de policiais e analistas trabalha em esquema de plantão na sede da Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP), atuando 24 horas na triagem dos registros recebidos.
Nos casos de acidentes, o documento pode ser usado também para acionamento da seguradora. Ele serve  também para a  comprovação de extravio de documentos, dentre outros fins.

Cemig:

Já o aplicativo Cemig Atende conta com 17 serviços para o cidadão. Disponível para smartphones e tablets, com diversos serviços nos sistemas Android, IOS e Windows Phone, a plataforma oferece consulta à segunda via de contas, visualização de histórico de faturamentos, além de permitir ao consumidor informar a leitura de medidores e realizar o pagamento de faturas.
Os principais serviços solicitados pelos consumidores da Cemig são consulta de débitos, visualização de segunda via de fatura, falta de energia, acesso ao histórico de contas, envio de leitura e consulta aos protocolos.
Outra vantagem é o serviço de Pagamento Mobile, em parceria com o Bradesco. Agora, os clientes do banco podem pagar as faturas de energia pelo aplicativo da Cemig. Segundo o engenheiro de comercialização da Cemig, Lucas Antônio Correa Martins, a negociação para inclusão de outros bancos na ferramenta já está em andamento.

Gasmig:

Os consumidores de gás natural podem obter a segunda via de fatura e também alterar a data de vencimento da conta pelo aplicativo Gasmig Atende. No caso dos clientes de grande porte, o serviço oferece consulta de consumo, de composição e qualidade, além da programação de retirada do gás.
Os próximos serviços planejados para serem incluídos são solicitação de volume adicional, e autoleitura, no qual o próprio cliente informará os dados da sua leitura de gás natural. Também será possível registrar aviso sobre falta de gás, dentre outras funcionalidades.

Emater:

O aplicativo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) permite que o usuário conheça um pouco mais sobre a instituição, tire dúvidas e obtenhainformações técnicas.
Todas as notícias e os programas de TV e rádio produzidos pela Emater podem ser acessados através do gadget. “Também é possível procurar pela a unidade da empresa mais próxima”, explica Marcos Roberto Lopes, gerente da Assessoria de Gestão de Tecnologia da Informação da Emater.
A última novidade, inicialmente funcionado apenas no sistema IOS, é a biblioteca virtual, onde é possível fazer download da versão PDF de qualquer publicação. Pelo canal, o produtor tem acesso às publicações - agroindústria, alimentação, bovinocultura, café, criações, culturas, fruticultura, meio ambiente, olericultura, organização e mercado e silvicultura.

Espaço de convergência da prestação de serviço do Estado:

O MG App é o principal aplicativo desenvolvido pelo Governo do Estado de Minas Gerais. Lançado no início deste ano, reúne serviços da Cemig, Copasa, Detran, Secretaria de Estado de Saúde, Polícia Civil e Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão. Ele também disponibiliza consulta a informações relacionadas a veículos e condutores, como a situação do veículo, pontuação do condutor, IPVA e defesa de autuação.
Pelo MG App empresas como Copasa e Cemig oferecem segunda via das contas, histórico de faturamento ou consumo, informe de leitura, dentre outras facilidades. O canal “Fale Aqui” permite que o cidadão envie sugestões e reclamações e acompanhe a situação de atendimento das demandas feitas ao Governo.
Já os servidores públicos estaduais têm acesso ao contracheque com a mesma senha exigida no Portal do Servidor. Ainda no aplicativo, o cidadão consegue emitir atestado de antecedentes.
O aplicativo também disponibiliza endereços e telefones dos órgãos do Estado – delegacias, escolas estaduais, farmácias regionais, Hemominas, Minas Fácil, Sine, UAI/Psiu e unidades de saúde. O usuário tem a possibilidade também de avaliar pelo app essas unidades de atendimento.
Outra novidade é que o aplicativo vai ganhar, até o final do ano, mais dois serviços. O primeiro deles é a possibilidade de emitir o boletim de ocorrência de trânsito sem vítima.  Também será possível realizar agendamento prévio para atendimento nas Unidades de Atendimento Imediato – UAIs do estado.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por