Tumiritinga integra lista e já são 23 cidades em estado de emergência em Minas

Ana Clara Otoni - Do Portal HD
15/02/2013 às 09:51.
Atualizado em 21/11/2021 às 01:01

A cidade de Tumiritinga, que já havia decretado situação de emergência no fim de janeiro, finalmente integrou, nesta sexta-feira (15), a lista das municípios afetados pela chuva em Minas Gerais, divulgado pela Coordenadoria de Estado de Defesa Civil (Cedec).

Com isso, oficialmente, são 23 cidades em estado de emergência em Minas Gerais neste período chuvoso. Contudo, a cidade de Capelinha, no Vale do Jequitinhonha, também deve integrar a lista nos próximos dias, uma vez que o prefeito da cidade decretou estado de emergência no dia 29 .

A chuva que atingiu Tumiritinga nos dias 26,27 e 28 de janeiro fez com que cerca de 60 casas fossem inundadas devido a uma vala que estava entupida e não permitiu o escoamento da água, conforme o secretário de assistência social e da Defesa Civil do município, Francisco José Moreira. No primeiro fim de semana de fevereiro, outras famílias pediram para ser desalojadas por estarem com medo do nível do córrego Capivara subir novamente e atingir a casa delas.

A situação da cidade foi comunicada ao órgão estadual no último dia 30 de janeiro. Quatro pontes, sendo uma delas a que liga Tumiritinga ao povoado de Divina do Sul, foram destruídas, conforme Moreira. Além disso, a cabeceira da ponte que faz a ligação do município à comarca Conselheiro Pena também foi interrompida. “O asfalto que nos liga a Governador Valadares, do KM 24 ao 28, foi arrancado e a estrada (LMG-775) ficou perigosa no trecho”, afirmou o coordenador da Comdec de Tumiritinga.

O bairro Nova Esperança foi um dos mais atingidos, o asfalto da área ficou muito desgastado devido à força da chuva. No bairro São Geraldo, 48 casas foram afetadas. A Cedec enviou no início do mês kits de assistência básica, de higiene pessoal, cesta básica e colchões aos moradores afetados pela água em Tumiritinga. Em 2011, Tumiritinga já havia decretado situação de emergência também por conta dos danos causados pela chuva.

Balanço no Estado

Até agora, 23 mortes foram registradas no período de chuva de 2012/2013. O número supera o balanço do ano passado, quando 20 pessoas perderam suas vidas em decorrência da chuva. Em Minas Gerais, 23 cidades decretaram situação de emergência devido à chuva. A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) contabiliza que 6.024 pessoas estão desalojadas no Estado, sendo 4.500 em Bambuí, no Centro-Oeste Mineiro. Cerca de 579 casas foram danificadas, 41 foram completamente destruídas, sendo 264 obras de infraestrutura danificadas no Estado e ainda 39 destruídas, conforme a Cedec. Em todo o estado, fora as 23 em situação de emergência, 40 cidades de Minas haviam sido afetadas pela chuva, segundo a Cedec. Duzentas e setenta e nove perderam suas casas e estão desabrigadas. Além disso, dez pessoas ficaram feridas. Na temporada passada, 239 cidades decretaram situação de emergência. O caos, a lama e o desespero fizeram com que 106.618 pessoas ficassem desalojadas e 9.594 desabrigadas, de acordo com o levantamento da Defesa Civil de Minas Gerais em relação ao período de 2011/2012.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por