Dia da Água

Uberlândia é a segunda cidade com melhor saneamento básico no Brasil

Clara Mariz
@clara_mariz
22/03/2022 às 18:53.
Atualizado em 22/03/2022 às 19:05

Aproveitando o Dia Mundial da Água, comemorado nesta terça-feira (22), Uberlândia, no Triângulo Mineiro, ganha destaque como a segunda cidade com melhor rede de saneamento básico e distribuição de água do país. Os dados são da 14ª edição do Ranking do Saneamento feito pelo Instituto Trata Brasil, que analisou dados de 2020.

Conforme o documento publicado nesta terça, todos os habitantes da região urbana do município mineiro possuem acesso e atendimento à água potável. Além disso, 98,22% dos moradores têm esgoto encanado e 84,18% do volume criado foi tratado.

Mesmo com os números positivos de Uberlândia, o instituto constatou que, no Brasil, 35 milhões de pessoas não têm acesso à água tratada, e 100 milhões não têm coleta de esgoto. Além disso, os dados do Sistema Nacional de Informação sobre Saneamento apontam que o país ainda possui dificuldade em tratar o esgoto. Somente 50% do volume gerado são tratados e, com isso, mais de 5,3 mil piscinas olímpicas de dejetos são despejados na natureza diariamente.

De acordo com o Instituto Trata Brasil, municípios do Paraná, São Paulo e Minas Gerais ocupam as primeiras posições no ranking de saneamento, enquanto entre os 20 piores sempre estão cidades da região Norte, alguns do Nordeste e do Rio de Janeiro.

Este ano, Belo Horizonte apareceu na 37ª posição, com 95,40% da população urbana com acesso à água tratada; 93,70% com esgoto encanado; e 77,4% do volume tratado. Além disso, o levantamento mostrou que apenas 6,02% do que foi arrecadado em 2020 foi investido em políticas públicas voltadas para a melhoria do saneamento básico na capital.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por