menos documentos

UFMG adota CadÚnico para facilitar acesso a vagas para baixa renda pelo Sisu

Da Redação
Portal@hojeemdia.com.br
25/01/2023 às 18:38.
Atualizado em 25/01/2023 às 18:49
Aulas são ministradas por alunos da graduação e da pós-graduação da Escola de Música  (UFMG/Divulgação)

Aulas são ministradas por alunos da graduação e da pós-graduação da Escola de Música (UFMG/Divulgação)

Estudantes que pretendem se inscrever em cursos superiores na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) por meio reserva de vagas destinadas a pessoas de baixa renda (igual ou inferior a 1,5 salário mínimo) do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) devem comprovar as informações financeiras por meio do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

A pró-reitora adjunta de Ações Afirmativas da UFMG, professora Shirley Miranda, explica que a alteração tem a intenção de facilitar o processo de comprovação da renda do estudante. 

“Até então, fazíamos um procedimento de análise socioeconômica que exigia dos candidatos muito mais documentos, e nós observamos que alguns não conseguiam apresentar essa documentação integralmente, o que levava a alguns casos de indeferimento”.

O Sisu reúne em um sistema eletrônico gerido pelo MEC as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil, sendo a grande maioria delas ofertada por instituições federais (universidades e institutos). O sistema executa a seleção dos estudantes com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Já o CadÚnico é um instrumento para identificar famílias de baixa renda e possibilitar a criação e o acesso de políticas públicas para essa população. 

Cadastro

De acordo com a universidade, o candidato já inscrito no CadÚnico deve conferir se seu cadastro está atualizado. Quem ainda não fez o cadastro deve solicitar à pessoa responsável pelo seu núcleo familiar que se dirija a uma unidade que execute políticas de assistência social no município em que reside. Normalmente, esse trabalho é realizado pelo Centro de Referência em Assistência Social (Cras). 

Com antecedência

Shirley Miranda alerta que o candidato vai precisar de ao menos 48 horas para ter acesso ao comprovante, que será exigido dos candidatos aos cursos da UFMG a partir da primeira edição do Sisu de 2023. As inscrições serão realizadas de 16 a 24 de fevereiro. 

A UFMG criou um espaço de perguntas e respostas para os estudantes que ainda tiverem dúvidas.

Leia mais

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por