Neste sábado

UFMG oferece exame clínico gratuito para prevenção do câncer de mama em cadelas e gatas

Campanha "Outubro Rosa Pet" terá postos na universidade e em outros cinco locais de BH

Raquel Gontijo
raquel.maria@hojeemdia.com.br
27/10/2023 às 14:05.
Atualizado em 27/10/2023 às 15:03
 (Divulgação / Redes Sociais)

(Divulgação / Redes Sociais)

No próximo sábado (28), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e outros cinco locais em Belo Horizonte participam da campanha “Outubro Rosa Pet”, com atendimentos e exames clínicos das mamas gratuitos para prevenção do câncer de mama em cadelas e gatas. 

A campanha é idealizada pelo professor Geovanni Cassali e promovida todos os anos pelo Laboratório de Patologia Comparada (LPC) do Instituto de Ciências Biológicas da UFMG. O objetivo é conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção do câncer de mama nas fêmeas.

Os exames clínicos das mamas serão feitos das 9 às 14h e não é necessária inscrição prévia. Os exames serão realizados por ordem de chegada. Na última edição, 167 animais foram atendidos somente na Escola de Veterinária da UFMG. 

(Divulgação / Redes Sociais)

(Divulgação / Redes Sociais)


No exame clínico os animais são examinados e os tutores recebem orientação quanto à palpação das mamas do pet para identificação precoce da neoplasia mamária.

Fernanda Freitas, médica veterinária, estudante de mestrado e integrante do “Grupo de Pesquisa de Patologia Mamária Comparada” da Escola de Veterinária da UFMG explica que durante o exame, se for identificada alguma alteração clínica nos animais, os tutores são orientados a procurar o médico veterinário de confiança para realizar exames específicos e planejar um tratamento.

“A avaliação de cada animal é individual, cada um vai ter um tratamento específico, dependendo do local e do tamanho do tumor. O oncologista vai avaliar a necessidade e qual tipo de mastectomia (quando a glândula mamária do animal é retirada), precisa ser feita”, explica. 

(Divulgação / Redes Sociais)

(Divulgação / Redes Sociais)

A veterinária reforça que a campanha é importante já que há riscos para a saúde do animal caso o diagnóstico de câncer de mama não seja feito com antecedência. “A prevenção é importante porque quanto mais cedo identificar o tumor menor a chance de uma metástase,que é quando o tumor pode chegar nos órgãos do animal”, conclui.

Orientações:

  • as cadelas devem ser levadas na coleira com guia, para evitar fuga e brigas,
  • as gatas devem ser levadas dentro de uma caixa de transporte adequada e segura

Local:
Escola de veterinária da UFMG – Av. Presidente Carlos Luz, 5162 - Pampulha

Outros endereços em BH estão disponíveis nas redes sociais da campanha, neste link.

(Divulgação / Redes Sociais)

(Divulgação / Redes Sociais)

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por