rosto pintado

Ufop vai investigar denúncias de racismo após 'blackface' de estudantes em festa universitária

Leonardo Parrela
leoparrela@hojeemdia.com.br
04/05/2022 às 12:50.
Atualizado em 04/05/2022 às 13:59
Estudantes divulgaram fotos em rede social com rosto e partes do corpo pintadas (Reprodução/Rede Social)

Estudantes divulgaram fotos em rede social com rosto e partes do corpo pintadas (Reprodução/Rede Social)

A Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) informou nesta quarta-feira (4) que vai investigar denúncias de racismo após fotos de uma festa de estudantes da instituição viralizarem nas redes sociais. Nas imagens, internautas apontaram 'blackface', prática de pintar o rosto de preto, considerada racista. No passado, era muito utilizada para ridicularizar negros.

A Ufop informou que recebeu as denúncias por meio da Ouvidoria e que encaminhará para os setores responsáveis para que seja apurado.

As imagens circularam na internet na terça-feira (3). É possível ver que pelo menos quatro estudantes pintaram o rosto e partes do corpo. O tema da festa, que aconteceu no último fim de semana, era o desenho "Corrida Maluca".

De acordo com a República Cravo e Canela, onde moram algumas estudantes, as pessoas foram pintadas de marrom para representar a pelagem dos personagens - o cachorro Mutley e os Irmãos Rocha.

A nota pede desculpa aos que se sentiram ofendidos e informa que a república repudia qualquer ato de racismo. A república desativou a conta que tinha em uma rede social. (Leia na íntegra abaixo)

A reportagem tentou contato com a República Xavante, que também divulgou imagens de estudantes com partes do corpo pintadas. Ninguém se dispôs a comentar o assunto. 

Repúdio e investigação

O Diretório Central dos Estudantes (DCE-UFOP) se manifestou por meio das redes sociais. Além de repudiar atos de racismo, o DCE disse "se somar a todos que se sentem feridos e que apoiará a luta contra a reprodução do sistema racista que se perpetua no país".

A Comissão de Direitos Humanos da OAB de Minas Gerais também publicou comunicado repudiando o episódio e pediu providências junto à Ufop para que situações como esta não se repitam. A nota também solidariza com toda a população negra e reafirma o compromisso com a luta antirracista.

Nota República Cravo e Canela

Ontem postamos em nosso perfil fotos do final de semana do Miss Bixo, evento tradicional de Ouro Preto que os estudantes fazem uma apresentação referente a algum desenho, personagens ou tema.

Os estudantes tem a tradição de se fantasiar e se pintar para a apresentação da equipe.

Nossa tema escolhido foi Corrida Maluca, e para representar os personagem Mutley (cachorro) e os Irmãos Rocha, 3 pessoas foram pintadas de marrom para representar a pelagem dos personagens não-humanos em questão.

Pedimos desculpas aos que se sentiram ofendidos pela forma como representamos esses personagens. Em nossa república repudiamos qualquer ato de racismo, e estamos abertas para esclarecer e debater sobre essa questão, mas esclarecemos que não fizemos Blackface para representar pessoas pretas. As fantasias pretendiam representar os personagens fictícios.

Entraremos em contato com o DCE @dceufop pessoalmente para falar sobre a situação, e pedimos desculpa sobre o ocorrido

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por