Reforço

Unidade de saúde exclusiva para pacientes com dengue funcionará 24h em BH a partir desta segunda

Centro de Atendimento às Arboviroses (CAA), no Barreiro, terá horário de atendimento ampliado; regional lidera os casos da doença na capital

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 25/02/2024 às 17:39.
Número de mortes segue estagnado em sete (Amira Hissa/PBH)

Número de mortes segue estagnado em sete (Amira Hissa/PBH)

Com sete mortes e 6 mil casos de dengue até momento - 23,9 mil notificações aguardam o resultado de exames - Belo Horizonte vai ampliar o atendimento na tentativa de prestar socorro mais rápido aos pacientes com sintomas da doença. A partir desta segunda-feira (26), o Centro de Atendimento às Arboviroses (CAA), no Barreiro, passa a funcionar 24 horas, todos os dias da semana.

Aberto em 7 de fevereiro, o CAA Barreiro já atendeu 1.541 usuários. A regional é a que tem mais casos de dengue em BH neste ano. Até o momento, mais de mil moradores da localidade tiveram o diagnóstico positivo confirmado.

Na quarta-feira (28) será implementada a Unidade de Reposição Volêmica (URV) da região, que funcionará na Praça Modestino de Sales Barbosa, 100 - Flávio Marques Lisboa. Esse novo serviço também ficará disponível 24 horas por dia. A estrutura contará, inicialmente, com 15 leitos.

No sábado (24) foram abertos mais 20 leitos na URV Venda Nova. Agora são 43 vagas no local para acolher os pacientes encaminhados ao equipamento e que precisam de hidratação venosa e cuidado contínuo. Lá, desde o início do funcionamento, em 5 de fevereiro, foram acolhidas 158 pessoas encaminhadas de centros de saúde, CAAs e UPAs. 

Durante parte da programação de ações do Dia D de prevenção à dengue, realizadas nesta manhã, o secretário municipal de Saúde, Danilo Borges Matias, reforçou a importância de ampliar a capacidade de atendimento desses locais.

“Nós estamos acompanhando todos os números da cidade, seja de diagnósticos positivos para as doenças ou a necessidade de incrementar nossos serviços. Esse monitoramento contínuo é exatamente para levar uma assistência ágil e assertiva à população. Sabemos da pressão que as unidades da rede SUS-BH estão enfrentando e seguimos trabalhando incansavelmente para garantir o cuidado das pessoas”, enfatizou.

A orientação é que as pessoas com sintomas de dengue, chikungunya ou zika procurem assistência, inicialmente, nos centros de saúde ou CAAs. Esses locais estão preparados e com equipes capacitadas para garantir o cuidado necessário aos pacientes. Se necessário, as pessoas serão encaminhadas para outros equipamentos de saúde.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por