Fiscalização

Unidades de saúde em Minas estão na mira de operação do TCE nesta terça

Mais de 100 auditores estão envolvidos na ação que busca melhoria nos serviços do Estado

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 04/11/2025 às 09:11.
Upa Leste, no bairro Vera Cruz, em BH, foi um dos alvos da ação desta terça-feira (Reprodução/TV Globo)
Upa Leste, no bairro Vera Cruz, em BH, foi um dos alvos da ação desta terça-feira (Reprodução/TV Globo)

Unidades de saúde em Minas Gerais são alvo de uma nova fase da Operação Saúde, desencadeada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-MG) nesta terça-feira (4). A ação tem como objetivo verificar, de forma minuciosa, a prestação do serviço de saúde nas unidades públicas do estado.

Com mais de 100 auditores envolvidos, a operação conta, ainda, com uma sala de controle na sede do TCE para receber, em tempo real, as informações enviadas pelos fiscais. A UPA Leste, no bairro Vera Cruz, em Belo Horizonte (BH), foi uma das unidades fiscalizadas na manhã de hoje.

De acordo com Vinícius Borges, fiscal do TCE, a ação ocorre nas grandes unidades de saúde espalhadas pelo estado, e o objetivo principal não é apenas apontar irregularidades.

"O Tribunal de Contas está promovendo uma fiscalização em várias unidades de saúde em todo território de Minas Gerais, são mais de 60 auditores em campo abrangendo todas as microrregiões do estado. A finalidade dessa auditoria é buscar melhoria no serviço público de saúde, não só apontar irregularidade", disse o fiscal.

Contudo, em caso de problemas, o fiscal explica que as informações são repassadas para uma central de controle.

"As irregularidades e inconsistências encontradas pelos auditores são repassadas para uma sala de comando e controle que vai consolidar essas informações e posteriormente apurar responsáveis, fazer um relatório e, se for um caso de irregularidades mais graves, punir responsáveis", detalhou.

Segundo o TCE, no momento em que o auditor detectar alguma irregularidade dentro do hospital, ele preencherá um questionário eletrônico que será encaminhado automaticamente à sala de controle.

"Cerca de 70% da população mineira depende exclusivamente da saúde pública e, por isso, o TCE planeja avaliar diversos eixos temáticos ao longo do trabalho. Os detalhes do que será fiscalizado pelo TCE não poderão ser divulgados previamente, para não comprometer o resultado da auditoria", afirmou o tribunal em nota.

Após a auditoria, o TCE irá produzir um relatório com os dados e informações encontrados na fiscalização in loco.

Confira os municípios e as unidades de saúde que são fiscalizados hoje:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por