
O uso de máscaras voltará a ser obrigatório em Belo Horizonte em lugares fechados. A exigência, inicialmente válida até 31 de julho, foi anunciada nesta segunda-feira (13) pela secretária municipal de Saúde, Cláudia Navarro, e ocorre em meio ao aumento de casos de síndromes respiratórias agudas graves (SRAGs).
“Os nossos protocolos, como colocado desde o início da pandemia, são revistos diariamente e alterados conforme os dados epidemiológicos, baseado em evidências científicas. Neste momento, entendemos que devemos voltar com a obrigatoriedade do uso de máscaras em lugares fechados”, afirma a secretária.
O decreto deve ser publicado nesta terça-feira (14) e “valerá para shoppings, lojas, teatros e todo ambiente que não é ao ar livre”, comenta Navarro. O documento deverá exemplificar os locais em que o item será obrigatório.
"Valerá a partir de amanhã (terça). O decreto terá validade até 31 de julho, que nós acreditamos que seja quando teremos uma diminuição dos casos respiratórios. Mas todos os protocolos podem ser mudados. A princípio é ate 31 de julho, mas não podemos garantir", completa a secretária de Saúde.
O uso obrigatório de máscara em lugares fechados foi desobrigado em BH no fim de abril, após melhora dos indicadores epidemiológicos. No início deste mês, no entanto, o município já havia recomendado o uso do item.
Leia mais: