Usuários da Santa Casa vão pagar mesmos preços

Hoje em Dia
17/12/2013 às 20:01.
Atualizado em 20/11/2021 às 14:51
 (Santa Casa/Divulgação)

(Santa Casa/Divulgação)

Os mais de 100 mil usuários do plano de saúde Santa Casa BH terão direito às mesmas condições de preço e atendimento existentes no contrato atual após a migração para outra operadora. A carteira de clientes foi alienada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) no dia 9. Os convênios, vinculados à Fundação Santa Casa de Misericórdia, deverão ser transferidos, conforme determinação da ANS. Cerca 50% dos usuários são pessoas físicas.

A garantia de que ninguém será prejudicado com a mudança foi feita nesta terça-feira (17) pelo provedor da Fundação, Saulo Levindo Coelho. Possíveis reajustes poderão ocorrer apenas nas datas de aniversário do plano, conforme a lei, e, no caso de pessoa física, de acordo um percentual estipulado pela ANS.

Segundo Coelho, com o dinheiro da venda do plano de saúde será possível quitar os passivos existentes, aumentar a capacidade de absorção da demanda vinda da medicina suplementar e modernizar o antigo prédio da avenida Francisco Sales, na região Leste da capital.

Sobre a transferência dos contratos, Saulo Coelho informou que as negociações já foram iniciadas. Porém, adiantou apenas que os possíveis compradores são as principais operadoras existentes no mercado. No caso da medicina suplementar, a Santa Casa de BH tem capacidade para atender 200 leitos. A intenção, segundo o provedor, é de que esse número possa dobrar após a venda do plano de saúde. Já com relação ao SUS, são 1.080 leitos.

Obras de revitalização estão ocorrendo no prédio e mais de 50% das intervenções necessárias foram concluídas. “Com o dinheiro pretendemos terminar essas melhorias”, disse o provedor.

Alienação

A Fundação Santa Casa de Misericórdia ainda não recebeu o comunicado oficial da ANS sobre a alienação dos clientes, o que deve ocorrer nos próximos dias. O grupo terá 30 dias para encontrar outra operadora disposta a assumir o plano de saúde.

“O prazo pode ser prorrogado e temos percebido que haverá total compreensão da ANS, caso isso seja necessário. Porém, estamos trabalhando para que ninguém seja prejudicado e que a mudança ocorra dentro do prazo estabelecido”, acrescentou Saulo Coelho.

Primeira unidade de saúde de BH

A Santa Casa de Misericórdia foi a primeira instituição de saúde instalada em Belo Horizonte. Fundada em 1899, funcionou inicialmente em um pavilhão construído na rua Ceará e atendia a população carente da cidade.

Novas unidades – como o prédio da Maternidade Hilda Brandão (rua Álvares Maciel) e o pavilhão Miguel Couto (rua Ceará) – foram erguidos para ampliação do atendimento da instituição. Na década de 40, foi construído novo edifício.

Hoje, o atual prédio tem 13 andares, cada um com quatro alas nas quais funcionam 35 especialidades médicas.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por