
Usuários do metrô de Belo Horizonte serão alvo da segunda edição da campanha de combate à dengue promovida pela prefeitura da capital. As atividades de conscientização, que se estendem até quinta, acontecem às 9 e 14 horas.
As ações serão realizadas atráves de intervenções, com artistas brincando com o público e buscando passar a mensagem da necessidade de combater a dengue, de ficar atento aos possíveis criadouros do mosquito, separando dez minutos por dia para cuidar do quintal e da saúde. Na terça e quarta-feira, as atividades serão realizadas nos trens do metrô.
Artistas infiltrados
Os passageiros do metrô vão presenciar o chamado teatro invisível, com atores posicionando os personagens em locais estratégicos nos vagões. Os artistas à paisana simulam discussões sobre a dengue, chamando a atenção dos usuários para atitudes preventivas.
Já nos dias 16 e 17 de outubro, o espaço Trem com Arte, na estação Central, por onde passam aproximadamente 24 mil usuários, receberá o grupo do Mobiliza SUS, com atores e um mosquito da dengue gigante, levando informações detalhadas sobre a doença, através de panfletos.
Na primeira edição, realizada em setembro, cerca de 10 mil folhetos foram entregues, alertando para a importância da prevenção. Conforme dados da Secretaria Municipal de Saúde, cerca de 80 mil casos de dengue já foram confirmados na capital mineira em 2013.
A região Norte é a maior em número de doentes, registrando mais de 16 mil casos este ano. A regional Nordeste também tem grande incidência de dengue, ultrapassando os 13,7 mil casos. A região de Venda Nova aparece em terceiro lugar, com cerca de 11 mil casos da doença este ano.
(*) Com informações da Prefeitura de BH