
Crianças sem comorbidades de 8 e 7 anos completos receberão a primeira dose da vacina contra a Covid-19 em Belo Horizonte neste sábado (5). Haverá, ainda, repescagem para belo-horizontinos de 9 a 11 anos, também completos até o dia da imunização.
É importante lembrar, no entanto, que a vacinação infantil será realizada exclusivamente em Centros de Saúde, das 8h às 14h, já que, segundo a prefeitura da capital mineira, não haverá atendimentos nos locais de aplicação das doses contra a doença. Na segunda-feira (7), a imunização deste grupo será retomada nas escolas municipais.
O que levar?
Para receber a primeira aplicação é necessário apresentar o cartão de vacina, documento de identidade com foto ou certidão de nascimento, CPF e comprovante de residência em BH, além do comprovante da condição de saúde para os grupos prioritários.
As crianças devem estar acompanhadas dos pais ou responsáveis. Caso o acompanhamento seja por terceiros, é preciso apresentar o termo de autorização para vacinação, disponibilizado no portal da prefeitura, devidamente preenchido e assinado pelos pais.
Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, estão elegíveis para se vacinar as crianças com as comorbidades disponibilizadas neste link. Para a aplicação, a orientação é que apresente um comprovante, podendo ser utilizado: laudos, declarações, prescrições médicas ou relatórios médicos com descritivo ou CID da doença ou condição de saúde (emitidos em até 12 meses antes da data da vacinação), assinado e carimbado, em versão original.
Veja o cronograma:
Dia 05/02, sábado:
- primeira dose para crianças sem comorbidades de 7 e 8 anos, completos até a data da vacinação. A aplicação das vacinas será feita em Centros de Saúde
- Repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 5 a 11 anos, completos até a data da vacinação e crianças sem comorbidades de 11, 10, 9 anos, completos até a data da vacinação.
Dia 07/02, segunda-feira:
- quarta dose para pessoas de 50 a 69 anos com alto grau de imunossupressão, cuja dose adicional tenha sido há pelo menos 4 meses.
- Repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 5 a 11 anos, completos até a data da vacinação, e crianças sem comorbidades de 11, 10, 9, 8 e 7 anos, completos até a data da vacinação
Dia 08/02, terça-feira:
- dose de reforço para pessoas de 40 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses. É necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF;
- Repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 5 a 11 anos, completos até a data da vacinação, e crianças sem comorbidades de 11, 10, 9, 8 e 7 anos, completos até a data da vacinação
Dia 09/02, quarta-feira:
- Repescagem de dose de reforço e quarta dose para grupos prioritários e faixas etárias já convocados, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses.
- Repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 5 a 11 anos, completos até a data da vacinação e crianças sem comorbidades de 11, 10, 9, 8 e 7 anos, completos até a data da vacinação
Dia 10/02, quinta-feira:
- Quarta dose para pessoas de 49 a 18 anos com alto grau de imunossupressão, cuja dose adicional tenha sido há pelo menos 4 meses.
- Repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 5 a 11 anos, completos até a data da vacinação e crianças sem comorbidades de 11, 10, 9, 8 e 7 anos, completos até a data da vacinação
Dia 11/02, sexta-feira:
dose de reforço para pessoas de 39 anos, cuja data da segunda dose tenha completado 4 meses.
Repescagem de primeira dose para crianças com comorbidades de 5 a 11 anos, completos até a data da vacinação e crianças sem comorbidades de 11, 10, 9, 8 e 7 anos, completos até a data da vacinação.
Documentação:
Para quem vai tomar a dose de reforço, é necessário levar o cartão de vacina, o documento de identidade e CPF. No caso de pessoas imunossuprimidos, é necessária documentação comprobatória da condição.
Para crianças, é necessário levar, preferencialmente, o documento de identidade ou certidão de nascimento, CPF, comprovante de residência em Belo Horizonte. Lembrando que a aplicação das vacinas será feita em escolas.