Logotipo Rádio HED

Redação: (31) 3253-2226

Comercial: (31) 3191-5929

Redação: (31) 3253-2226 - Comercial: (31) 3191-5929

Saúde

Vacinação contra dengue terá mudanças a partir desta segunda-feira (24) em BH; veja como fica

Dose está disponível nos 153 centros de saúde

Do HOJE EM DIA
portal@hojeemdia.com.br
Publicado em 23/11/2025 às 16:20.Atualizado em 23/11/2025 às 16:20.

Menos de uma semana após fazer alerta sobre a baixa cobertura vacinal contra a dengue nas crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, Belo Horizonte terá mudanças na aplicação da Qdenga. Haverá restrição do público-alvo a partir desta segunda-feira (24). Apenas meninos e meninas de 10 a 14 anos poderão iniciar a imunização e receber a primeira dose. 

Questionada sobre a restrição de público, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) informou que a alteração na faixa etária é uma determinação do Ministério da Saúde. "Cabe esclarecer que não há falta de doses no município", disse a PBH. 

O esquema vacinal é composto por duas doses, que são aplicadas com intervalo de três meses. Conforme a administração municipal, o público de 6 a 9 anos que já recebeu a primeira dose poderá receber a segunda e completar o esquema vacinal.

“A segunda dose está garantida para quem tem entre 6 e 9 anos. É muito importante que os pais ou responsáveis levem essas crianças que estão em atraso para atualizar a caderneta. Não deixe essa oportunidade passar. A dengue é uma doença séria que, em casos mais graves, pode levar à morte”, reforça a subsecretária de Promoção e Vigilância em Saúde, Thaysa Drummond.

Ministério da Saúde busca parceria para produção em larga escala da vacina

O Ministério da Saúde não explicou a nova determinação dada à PBH. A pasta disse que a vacinação contra a dengue "é recomendada" para pessoas de 10 a 14 anos, conforme estratégia pactuada com os conselhos nacional e municipais de saúde. 

Além disso, informou que o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, esteve na China em outubro para avançar a parceria com a WuXi Biologics, que permitirá a produção em larga escala da vacina desenvolvida pelo Instituto Butantan, com capacidade superior a 40 milhões de doses a partir de 2026. "A expectativa é que a Anvisa conceda o registro até o fim deste ano, viabilizando uma vacina 100% brasileira e fortalecendo as ações de imunização contra a dengue do país."

Onde tomar a vacina contra dengue em BH

A vacina contra a dengue está disponível nos 153 centros de saúde e no Serviço de Atenção à Saúde do Viajante. Os endereços e horários de vacinação devem ser conferidos no portal da PBH.

A orientação para quem teve diagnóstico recente de dengue é aguardar seis meses a partir do início dos sintomas para iniciar a vacinação. Caso a pessoa tenha dengue após tomar a primeira dose, não há alteração no intervalo entre as aplicações, desde que a segunda dose não seja administrada em um período inferior a 30 dias do início da doença.

Para receber a dose é obrigatória a presença dos pais, mães ou responsáveis legais. É necessário também apresentar o documento de identificação com foto ou Certidão de Nascimento, CPF, comprovante de endereço em Belo Horizonte e o cartão de vacina.

70% das crianças e adolescentes não concluíram esquema vacinal contra dengue em BH

Conforme o Hoje em Dia mostrou em 17 de novembro, BH segue abaixo da meta de cobertura vacinal contra a dengue. O último balanço indicava que 58% das crianças e adolescentes, de 6 a 14 anos, receberam a primeira dose e apenas 28%, a segunda. O preconizado pelo Ministério da Saúde é 90%. 

O alerta contra a doença aumenta ainda mais nesta época do ano, devido às altas temperaturas e previsão de chuvas cada vez mais intensas.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2025Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por