Nos próximos domingos (dias 9 e 16), Belo Horizonte terá reforço nos quadros de horários de ônibus na tentativa de facilitar o deslocamento dos estudantes que vão prestar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. Cinquenta linhas do transporte coletivo convencional terão mais 332 viagens para atender os locais com maior concentração de candidatos.
Clique aqui e veja as linhas de ônibus que atendem os locais de prova do Enem na capital.
Entre as que terão circulação especial estão a 205 (Metrô Calafate/Buritis) e 5102 (UFMG/Santo Antônio), que normalmente não operam aos domingos. Os candidatos podem consultar o quadro de horários da sua linha no Portal da Prefeitura.
As informações já estão disponíveis com a identificação “Domingo Enem”. A busca da linha para chegar ao local de prova e dos horários dos ônibus também pode ser feita pelo aplicativo BHBUS+.
Segundo a prefeitura, agentes da BHTrans, Polícia Militar e Guarda Municipal vão atuar nos locais de prova com maior número de candidatos, como universidades e centros universitários. Dentre as ações, priorizar a chegada dos candidatos, impedir fechamento de cruzamentos, auxiliar pedestres nas travessias e orientar motoristas sobre locais permitidos de embarque e desembarque.
Estacionamento nas imediações dos locais de prova será proibido em BH
O assessor da Diretoria de Ação Regional e Operação da BHTrans, Leandro Martins, orienta os candidatos a saírem com antecedência de casa, usarem os aplicativos de transportes e trânsito e darem preferência ao transporte público, como táxi e ônibus.
“O estacionamento nas imediações dos locais de prova será proibido, sendo permitido apenas o embarque e desembarque em áreas sinalizadas. Além disso, se houver previsão de chuva, imprevistos podem acontecer no trânsito. Por isso, é importante sair mais cedo para chegar ao local com segurança e tranquilidade”.
“A Rua é Nossa” está suspensa na capital
As atividades do programa “A Rua é Nossa” estarão suspensas nos dois domingos de realização do Enem para garantir o acesso dos estudantes e melhorar a fluidez na região onde são realizados.
Leia mais: