solidariedade na folia

Vai pular o Carnaval? Grave um vídeo para estimular a doação de sangue e garantir os estoques

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
01/02/2023 às 19:06.
Atualizado em 01/02/2023 às 19:12
 (Lucas Prates/Hoje em Dia)

(Lucas Prates/Hoje em Dia)

O aumento do número de pessoas circulando no estado durante o Carnaval acende o alerta sobre o fornecimento de sangue pelos hemocentros.

A Fundação Hemominas explica que é preciso estar preparado para atender às urgências e emergências que chegam aos hospitais públicos e particulares conveniados em todo o estado, além de pacientes com doenças hematológicas e que vão se submeter a cirurgias eletivas. 

A preocupação é, também, com a maior movimentação de carros, ônibus e pessoas transitando pelas estradas e rodovias do estado e o risco de acidentes.

Neste cenário de aumento de demanda, foi lançada, nesta quarta-feira (1º) a campanha “Ô abre-alas, que a vida quer passar!” É um convite para os foliões fazerem a doação de sangue no período que antecede o Carnaval, já que, historicamente, neste período cai o número de voluntários.

A Hemominas convida blocos e escolas de samba a formarem um “cordão de solidariedade”, convocando também toda a população a doar sangue, em qualquer uma de suas unidades.

Como aderir

As escolas de samba e os blocos caricatos e de rua podem participar da campanha gravando um vídeo, alertando os foliões para a necessidade de doar sangue antes de cair na folia! 

O vídeo será veiculado nas redes sociais da Hemominas (@hemominas) em post colaborativo. E, ao enviar o vídeo, os participantes estarão concordando, voluntariamente, em ceder o uso da sua imagem para captação de doadores durante o Carnaval 2023. Não haverá, em nenhuma hipótese, cachê ou ajuda financeira para quem participar.

Além disso, o apelo é para que organizadores e integrantes de blocos e escolas de samba, independentemente do envio do vídeo, incentivem seus seguidores, durante ensaios e desfiles, a realizar uma doação de sangue no período que antecede o Carnaval e depois da festa também.

A Hemominas está habituada a receber grupos e caravanas de doadores durante todo o ano. E cada bloco e/ou escola de samba pode entrar em contato com o setor de captação de doadores da unidade Hemominas mais próxima para receber as informações sobre como realizar a doação em grupos, caso prefiram comparecer em conjunto para fazer a doação. 

Os endereços, horários de atendimento e contato das unidades em todo o estado podem ser encontrados neste link.

E toda doação é bem vinda. Basta fazer um agendamento pelo aplicativo MGapp ou pela internet informando: 

  • município de residência;
  • unidade de referência, conforme a disponibilização de dia e horário de cada unidade da Hemominas;
  • nome completo;
  • e-mail;
  • CPF;
  • RG;
  • data de nascimento;
  • estado;
  • telefones de contato.

Confira todas os detalhes sobre a doação de sangue neste link.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por