Descaracterização

Vale inicia obras em barragem de Itabira, a primeira das cinco a serem eliminadas em 2022

Da Redação
redação@hojeemdia.com.br
07/02/2022 às 15:02.
Atualizado em 07/02/2022 às 15:12
 (Divulgação/Vale)

(Divulgação/Vale)

A Vale iniciou, nesta segunda-feira (7), as obras para a eliminação do Dique 4, do Sistema Pontal, em Itabira, na região Central de Minas, a primeira de cinco barragens a montante previstas para serem descaracterizadas e reintegradas ao meio ambiente neste ano. 

Com isso, a empresa prevê encerrar 2022 com 40% de suas estruturas deste tipo eliminadas. A descaracterização é uma garantia dada pela mineradora para a não repetição de rompimentos como o que ocorreu em Brumadinho.

Segundo a companhia, desde 2019, sete estruturas - quatro em Minas e três no Pará - foram eliminadas. Neste ano, a previsão é concluir a eliminação dos diques 3 e 4 do Sistema Pontal e barragem Ipoema, em Itabira, a Barragem Baixo João Pereira, em Congonhas, e o Dique Auxiliar da Barragem 5, em Nova Lima.

“A empresa tem intensificado as ações preventivas, corretivas e de monitoramento nas suas estruturas, avançando rumo à meta de não ter nenhuma barragem em condição crítica (nível de emergência 3) até 2025”, afirmou a mineradora, em nota.

Operações em Itabira

Ao final de 2022, metade das 10 estruturas serão eliminadas em Itabira, sendo que duas já foram descaracterizadas e está prevista a conclusão de mais três.

Para as outras barragens, as atividades preliminares no Dique 2 do Sistema Pontal e dos diques 1A e 1B, na mina Conceição, já tiveram início e a estrutura de contenção dos diques Minervino e Cordão Nova Vista, que também fazem parte do Sistema Pontal, deverá ser finalizada neste ano.

Leia mais:

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por