Mina Fábrica

Vale vai ativar novas sirenes de emergência em barragens de Itabirito e Ouro Preto na terça-feira

Da Redação
portal@hojeemdia.com.br
07/06/2023 às 16:38.
Atualizado em 07/06/2023 às 16:39
Os equipamentos foram instalados para aumentar a cobertura acústica nos municípios (Divulgação/Vale)

Os equipamentos foram instalados para aumentar a cobertura acústica nos municípios (Divulgação/Vale)

A Vale vai ativar, na próxima terça-feira (13) novas sirenes de emergência que integram o sistema de alarme nas barragens da Mina Fábrica nas cidades de Itabirito e Ouro Preto. Os equipamentos foram instalados para aumentar a cobertura acústica nos municípios.

A ação, terá apoio das Defesas Civis dos dois municípios, está prevista no Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e visa assegurar o adequado funcionamento do sistema de alerta sonoro das barragens Forquilha I, II, III, IV, V, Grupo, Dique de Pedra e Área IX.

O comissionamento é o primeiro acionamento de uma nova sirene, feito com o som real de emergência, com duração estimada de sete minutos e que vai atestar o funcionamento e verificar o alcance do som.

Antes do toque será emitida uma mensagem informando que se trata de um teste. De acordo com comunicado enviado pela Vale, não será necessária nenhuma ação da comunidade, que poderá manter a rotina normalmente.

As sirenes poderão ser ouvidas nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) das barragens da Mina Fábrica, na Estrutura de Contenção à Jusante (ECJ), na região de São Gonçalo do Bação, em Engenheiro Corrêa, na Comunidade de Santo Antônio do Brejo, na região da Fazenda Paciência e em outras propriedades rurais existentes na região.

Inspeções rotineiras

A atividade é uma continuidade das ações que fazem parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas, em cumprimento à legislação vigente. Não houve alteração na condição de segurança. As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG).

A Vale cumpre um cronograma de testes de sirenes, seminários orientativos e exercícios simulados com objetivo de desenvolver e fortalecer a cultura de prevenção nas comunidades onde atua.

A empresa informa que já foram implementados mais de 100 Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBMs) em estruturas localizadas em Minas Gerais e no Pará, nas unidades de negócios Ferrosos e Metais Básicos no Brasil.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por