A varíola dos macacos, doença viral ainda pouco conhecida e com maior incidência na África, deve chegar “pontualmente” a Minas Gerais. É o que acredita o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti.
A enfermidade, que tem casos espalhados pelo mundo, mas sem confirmações no Brasil, é transmitida pelo contato e ainda não deve gerar perigos a nível de epidemia.
“É obviamente um vírus que vai chegar aqui, mas não é questão da população achar que teremos uma nova epidemia, isso não deve acontecer. Não vejo nenhum risco tanto a curto, quanto a médio prazo”, avaliou o secretário em coletiva concedida à imprensa nesta quinta-feira (26), considerando, ainda, que é preciso reconhecer casos suspeitos e acompanhar contatos.
A doença
O vírus Monkeypox pode ser transmitido por contato próximo com lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. Até o momento, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), há mais de 130 casos confirmados fora do continente africano. Outros 106 seguem em investigação e são considerados suspeitos.