
A capital mineira dá mais um passo importante na flexibilização do uso de máscaras de proteção na maior parte dos locais fechados a partir desta quinta-feira (28). Nas escolas e no comércio de Belo Horizonte, por exemplo, as pessoas vão poder circular sem máscara.
O decreto com todos os detalhes e novos protocolos será publicado no Diário Oficial, na madrugada desta quinta e já começa a valer. A disponibilização será feita também no portal da Prefeitura, neste link.
Mas o uso das máscaras de proteção segue obrigatório em todos os serviços de saúde - municipais ou não-, nos transportes coletivo e escolar.
As regras para casos específicos como self-services em restaurantes vão ser detalhadas no decreto.
A apresentação de teste com resultado negativo para a Covid-19 ou comprovante de vacinação também deixam de ser exigidos em eventos. Os velórios em cemitérios públicos não têm mais limite de pessoas.
A decisão foi tomada pela prefeitura da capital diante da tendência de queda e estabilidade em baixos níveis dos indicadores epidemiológicos e o avanço da vacinação.
Segundo a Secretária de Saúde de Belo Horizonte, a cobertura vacinal da segunda dose entre as crianças, nos últimos 40 dias, teve um crescimento rápido. No dia 17 de março, 13,3% das crianças haviam tomado a segunda dose. Atualmente, este índice está em 35,9%.
A redução da incidência da Covid-19 no município foi outro fator que influenciou na adoção da flexibilização do uso da máscara em locais fechados. Segundo o secretaria, os dados dos últimos dias são inferiores a 10 casos por 100 mil habitantes.
A taxa de positividade de testes para a detecção da doença também caiu de 23,17% no mês fevereiro para 5,64% em março e, até o momento, 1,39% em abril. Além disso, houve a diminuição da taxa de letalidade – percentual de pessoas diagnosticadas com Coronavírus e evolução para óbito – passando de 2,28% em 2020 para 0,69% neste ano.
Leia Mais