Está com suspeita de dengue? Belo Horizonte terá locais abertos neste sábado (3) e domingo (4) para atendimento a pessoas com sintomas da doença e, também, de chikungunya e zika. Um deles será inaugurado neste sábado.
A partir das 7h, começa a funcionar o Centro de Atendimento às Arboviroses (CAA) Venda Nova, localizado na Rua Padre Pedro Pinto, 173, que ficará aberto até 19h. A prefeitura informa que o horário de funcionamento pode ser ampliado, de acordo com a necessidade.
A estrutura terá uma recepção, duas salas de triagem, cinco consultórios e uma sala de observação. Já a equipe de profissionais para atendimento será composta por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos e de limpeza.
No mesmo endereço funcionará a Unidade de Reposição Volêmica (URV) Venda Nova, destinada às pessoas que precisarem de hidratação. Esse equipamento ficará aberto 24h por dia e será implementado nos próximos dias, a depender do cenário epidemiológico. Além disso, novas unidades poderão ser abertas em Belo Horizonte, a depender da necessidade assistencial e da avaliação do cenário epidemiológico.
Outras unidades
Para quem estiver em outras regiões da capital, pode se encaminhar aos outros dois locais que estão abertos neste fim de semana:
- Centro de Atendimento às Arboviroses (CAA) Centro-Sul (rua Domingos Vieira, 488, bairro Santa Efigênia)
- Unidade de Reposição Volêmica (URV) no Hospital Júlia Kubitschek, na regional Barreiro (rua Doutor Cristiano Rezende, 2745 - bairro Milionários)
O endereço de todos os locais destinados ao atendimento de pessoas com suspeita de dengue, chikungunya e zika, com funcionamento inclusive aos finais de semana, podem ser verificados no portal da prefeitura.
Apoio do Exército
Nesta sexta-feira (2) duas oficiais do Exército Brasileiro estiveram no Centro de Atendimento às Arboviroses (CAA) Venda Nova para avaliar, junto à Secretaria Municipal de Saúde, qual a demanda para dimensionar os esforços necessários para apoiar o município nas ações. Com isso, o objetivo é organizar os atendimentos dos pacientes, garantindo uma assistência ainda mais ágil aos usuários.