Vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte protocolaram proposta para manter em 41 o número de cadeiras na casa legislativa. O documento foi assinado por 40 parlamentares.
Em maio, os vereadores chegaram a aprovar um projeto que previa o aumento de duas cadeiras na Câmara, passando das atuais 41 vagas para 43.
A nova proposta foi protocolada após a divulgação das informações populacionais do Censo 2022 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no fim de junho. O levantamento mostrou que a população de BH caiu e tem, atualmente, pouco mais de 2,3 milhões de habitantes.
Pela Constituição, municípios com população entre 1,8 milhão e 2,4 milhões de habitantes devem reservar 41 vagas no legislativo. No entanto, antes da divulgação do Censo 2022, a estimativa da Casa era que 2,4 milhão de pessoas residiam na capital.
O texto passa por tramitação na Casa e será votado assim que o processo for concluído. A expectativa é que a proposta seja aprovada até o fim deste ano, para que, nas eleições de 2024, a população escolha 41 representantes nas urnas.