Belo Horizonte pode deixar de ser a “Capital do Grau”. A Câmara Municipal aprovou, em definitivo, nesta segunda-feira (11), o Projeto de Lei que revoga a lei que concedeu o título à cidade. A decisão, que recebeu 32 votos favoráveis e oito contrários, segue agora para sanção ou veto do prefeito Álvaro Damião (União).
O projeto é de autoria do vereador Sargento Jalyson (PL). Segundo o parlamentar, após a sanção da lei em 2022, o número de ocorrências envolvendo “rolezinhos do grau” aumentou nos últimos anos. Ele ainda citou que outros parlamentares já apoiaram medidas restritivas a atividades que geram altos índices de acidentes e deveriam, segundo ele, adotar a mesma postura em relação ao “grau”.
Parlamentares contrários à revogação argumentaram, em votações anteriores, que a retirada do título não elimina a prática irregular em vias públicas e pode descredibilizar o esporte. O wheeling é reconhecido como modalidade esportiva pela Confederação Brasileira de Motociclismo, com competições e apresentações em locais licenciados.
Outros projetos
Na mesma reunião, os vereadores aprovaram em 1º turno, por unanimidade, o PL 87/2025, de autoria do Executivo municipal, que altera a classificação da Rua Borges, no bairro Indaiá, Pampulha, para “via de caráter misto”, com o objetivo de regularizar atividades comerciais na região.
Já o PL 134/2025, que busca proibir empresas que abandonem ou paralisem obras ou serviços públicos de participar de licitações e firmar contratos com o município, foi retirado de pauta a pedido do autor, vereador Leonardo Ângelo (Cidadania).
*Estagiária, sob supervisão de Renato Fonseca
Leia mais: