Quase tudo novo

Veteranos 'calouros' vão à UFMG pela primeira vez na retomada das aulas após meses de EAD

Lucas Sanches
@sanches_07
28/03/2022 às 08:32.
Atualizado em 28/03/2022 às 09:02
 (Lucas Prates/ Hoje em Dia)

(Lucas Prates/ Hoje em Dia)

A volta às aulas integralmente presenciais na UFMG nesta segunda-feira (28) marcam não só o começo de um novo ciclo para muitos alunos, mas um recomeço para veteranos. Por conta da pandemia da Covid-19, teve quem começou a tão sonhada faculdade ainda no Ensino a Distância (EAD), e pela primeira vez tem o contato não só com o campus, mas com outros estudantes e docentes.

Natanael Ricardo, de 22 anos, está no 4º período de engenharia civil, mas, pela primeira vez, vai assistir a uma aula presencial na UFMG. Ele se mudou de Cambuí, no Sul de Minas, para estudar em BH, e chegou bem cedo ao campus junto com a mãe, na intenção de conhecer melhor as dependências e curtir esse momento especial.

"É uma sensação totalmente nova, apesar da ansiedade, estou muito feliz. Sou o primeiro da família da minha mãe e vir para a faculdade, e estou com a expectativa muito alta", celebra o jovem.

Houve também quem mal chegou e já começou a fazer novas amizades. Moradoras de Itabirito, na região Central do Estado, Cauama Lopes, de 20 anos, e Hilana Cristine, de 19, também vão aproveitar algumas horas antes da aula para se ambientar e conhecer melhor a nova casa pelos próximos anos.

"É de encher os olhos, depois de um ano inteiro em EAD poder vir para a faculdade, e conhecer tudo pela primeira vez", explica Hilana, que está no 2º período de medicina veterinária.

Em um ponto de ônibus dentro do campus, ela conheceu Hilana, que está também no 2º período, mas na engenharia ambiental. Elas concordam que a rotina em casa foi mais difícil, e acreditam que tudo vai melhorar com o retorno dos estudantes.

"Considerando os horários e a carga pesada da engenharia, posso falar que passei alguns apertos no EAD. Mas estando aqui, a gente não só fica mais feliz como também pode aprender muito mais, tenho certeza que a diferença vai ser muito grande e boa para os alunos", conta.

Após cerca de dois anos, as aulas na universidade voltam integralmente ao ensino presencial. A UFMG adotou medidas de higienização das salas, que terão cadeiras distanciadas, e também exige uso de máscara em locais fechados para as centenas de milhares de alunos que agora passarão diariamente pelo campus, seja na graduação ou pós-graduação.

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por