Após captura, onça-parda ganha coleira de monitoramento e é solta em mata de Nova Lima
Outra onça, quatro lobos-guarás e duas jaguatiricas também são acompanhados via satélite por meio de programa ambiental

Catarina foi o nome dado a uma onça-parda capturada nesta sexta-feira (29) na região da Estação Ecológica de Fechos, em Nova Lima, na Grande BH. Após avaliação veterinária, a fêmea foi devolvida ao habitat natural e passará a ser monitorada via satélite por meio de um programa de monitoramento de fauna desenvolvido pela Vallourec.
A onça-parda tem no máximo 2 anos e está em excelente estado de saúde. “Realizamos uma investigação prévia dos ambientes, selecionando áreas com maior propensão de ocorrência da espécie”, conta Joaquim Silva, biólogo coordenador do programa de monitoramento.
Agora, com Catarina, o programa passa a monitorar oito animais: duas onças-pardas, quatro lobos-guarás e duas jaguatiricas. O objetivo é compreender a dinâmica de ocupação territorial das espécies em uma região marcada por intensas transformações ambientais.
O programa é resultado de condicionantes ambientais devido à supressão da vegetação de Mata Atlântica. O monitoramento é executado pela Prime Ambiental e conta com o apoio institucional do Instituto Estadual de Florestas (IEF), por meio do Parque Estadual da Serra do Rola Moça, e da Superintendência do Ibama em Minas.
Leia mais: