Linha 8405

VÍDEO: ar-condicionado estraga e motorista para ônibus no centro de BH para tentar consertar

Apesar da boa vontade, o veículo seguiu viagem com o equipamento sem funcionar

Camilla Kind*
@camillakind
20/09/2023 às 17:02.
Atualizado em 21/09/2023 às 09:07
Motorista tenta consertar ar condicionado estragado de ônibus da linha 8405 (Rogério Lima / Divulgação)

Motorista tenta consertar ar condicionado estragado de ônibus da linha 8405 (Rogério Lima / Divulgação)

Se não bastasse o calorão em Belo Horizonte, os passageiros da linha 8405 (Palmares / Bela Vista) passaram maus bocados nesta quarta-feira (20): o ar-condicionado do carro número 11181 estragou. O motorista tentou resolver o problema, parando o veículo em pleno centro da capital para consertar o sistema enquanto os termômetros passavam dos 30 °C.

Um passageiro que estava no ônibus relatou ao Hoje em Dia que, depois de muita reclamação por parte dos passageiros, o motorista parou o ônibus na avenida Augusto de Lima por cerca de cinco minutos e tentou arrumar o ar-condicionado, sem sucesso.

Ele ligou para a garagem, de onde recebeu instruções, mas também não deu certo. Com isso, a viagem prosseguiu. Segundo o que foi relatado pelo motorista aos passageiros, o ônibus já saiu do ponto final com o sistema sem funcionar.

Por meio de nota, a BHTrans informou que vai realizar fiscalização na linha 8405 e verificar o problema. A autarquia reforçou que a operação do ar-condicionado, a conservação e a limpeza dos veículos são responsabilidade das concessionárias. "Os veículos devem sair das garagens em perfeitas condições para atender os usuários". Ainda segundo a BHtrans, equipes realizam diariamente ações de fiscalização.

O Hoje em Dia também entrou em contato com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH), mas não obteve retorno.

Outras ocorrências

Falhas na manutenção dos ônibus de BH têm sido uma constante no transporte público. No último dia 4, a prefeitura da capital divulgou que as empresas já acumulam 1.984 autuações – média de 46 por dia.

Atrasos nas viagens, portas danificadas, setas com defeito, bancos quebrados e elevadores inoperantes estão entre as principais irregularidades constatadas após o reforço na fiscalização.

Pela precariedade dos veículos, o descumprimento do quadro de horários e a redução das viagens, as empresas responsáveis pelos ônibus das linhas convencionais em Belo Horizonte já deixaram de receber R$ 5 milhões em menos de dois meses. 

* Estagiária sob supervisão de Valeska Amorim

Compartilhar
Ediminas S/A Jornal Hoje em Dia.© Copyright 2024Todos os direitos reservados.
Distribuído por
Publicado no
Desenvolvido por